17 adolescentes privados de liberdade realizam curso e estágio remunerado em Cuiabá

17 adolescentes privados de liberdade realizam curso e estágio remunerado em Cuiabá

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Secretaria Adjunta de Justiça (Saju), está oferecendo capacitações para 17 adolescentes em situação de privação de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Cuiabá.

Estão disponíveis dois cursos e um estágio remunerado focados em aparelhos eletrônicos, que têm como objetivo qualificar os jovens como técnicos em computação e informática, preparando-os para o mercado de trabalho.

Essas capacitações são fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e o Ministério das Comunicações, em colaboração com o programa Recytec, uma ONG que promove a formação profissional a partir do descarte de equipamentos eletrônicos e de informática.

O estágio de desmontagem de aparelhos eletrônicos envolve três jovens, enquanto os cursos incluem Informática Intermediária, com dez adolescentes, e Manutenção de Celulares, voltado para quatro adolescentes. Cada curso possui uma carga horária de 80 horas/aula.

O diretor do Case masculino de Cuiabá, Urias Avelino Dantas, destaca que a oferta de cursos é contínua. Todos os adolescentes têm a oportunidade de participar das capacitações, dependendo de seu comportamento, habilidades e tempo de cumprimento da medida judicial.

“É fundamental preparar esses jovens para o retorno à sociedade e fornecer ferramentas que os ajudem a evitar práticas infracionais, ou seja, a não reincidir em delitos. Os investimentos realizados pela Sesp têm sido essenciais para promover grandes mudanças e melhorar a vida dos adolescentes internados no Case de Cuiabá”, enfatiza.

Manar Notinias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco