82 anos de justiça e cidadania: Comarca de Guiratinga celebra trajetória a serviço da população

82 anos de justiça e cidadania: Comarca de Guiratinga celebra trajetória a serviço da população

A Comarca de Guiratinga completa 82 anos nesta quarta-feira (31 de dezembro) reafirmando seu compromisso com a prestação jurisdicional próxima, eficiente e socialmente responsável para os municípios e distritos sob sua jurisdição.

Criada pelo Decreto-Lei nº 545, de 31 de dezembro de 1943, a Comarca é classificada como de Entrância Inicial e conta com Vara Única. Atualmente, a unidade é conduzida pelo juiz de Direito e diretor do foro Aroldo José Zonta Burgarelli, e dispõe de uma estrutura formada por 21 servidores, além de um conciliador, dois estagiários, seis colaboradores e dois credenciados, que atuam de forma integrada para garantir o atendimento à população.

Com um acervo de 1.534 processos em trâmite, a Comarca atende os municípios de Guiratinga e Tesouro, além dos distritos de Alcantilado, Vale Rico, Batovi e o povoado de Vila Nova, assegurando o acesso à Justiça em uma ampla região do sul de Mato Grosso.

Entre as ações de destaque está o projeto de destinação de verbas públicas oriundas de penas pecuniárias e transações penais ao fortalecimento de entidades previamente cadastradas. A iniciativa já beneficiou instituições como a Casa de Idosos de Guiratinga Madre Gaetana Sterni e o Rotary Club de Guiratinga, reforçando o papel social do Judiciário e seu impacto direto na comunidade local.

Ao longo de sua história, a Comarca de Guiratinga contou com a atuação de diversos magistrados que contribuíram para sua consolidação institucional. Entre eles estão William Droghik, Oscar César Ribeiro Travassos, Odiles Freitas Souza, Mauro José Pereira, Elcio Sabo Mendes, Frederico Galembeck, Omar Rodrigues de Almeida, Manoel Ribeiro Filho, Aparecido Chagas, Realino da Rocha Bastos, Geraldo José de Freitas, Disney Oliver Sivieri, Permínio Galdino Cortez, Onivaldo Budny, Lídio Modesto da Silva Filho, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, Cláudia Beatriz Schmidt, Helícia Vitti Lourenço, Jean Garcia de Freitas Bezerra e Nádia Beatriz Farias da Silva.

Um aspecto marcante da trajetória da Comarca é sua origem histórica, ligada ao antigo município de Santa Rita do Araguaia. Em meio a transformações político-administrativas e territoriais no Estado, a sede foi transferida para o então Lageado, local que mais tarde passou a se chamar Guiratinga, em período possivelmente anterior a 1943.

mananotiniasmt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *