Câmeras do Vigia Mais MT ajudam a recuperar carro roubado em Várzea Grande

Câmeras do Vigia Mais MT ajudam a recuperar carro roubado em Várzea Grande

Um veículo roubado no estado de São Paulo foi recuperado nesta terça-feira (15.4), na região do Cristo Rei, em Várzea Grande, com auxílio das câmeras do Programa Vigia Mais MT.

O carro, um Volkswagen Polo branco, foi identificado por operadores do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que receberam um alerta automático ao detectar o veículo circulando pelo bairro Jardim Maringá.

Com o alerta, militares do 25º Batalhão da Polícia Militar foram acionados para iniciar diligências e localizaram o carro na Travessa Barnabé de Mesquita. Após checagem, foi confirmada a queixa de roubo registrada em São Paulo.

O suspeito que estava conduzindo o veículo foi detido e encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos. Ele deve responder por crime receptação.

Vigia Mais MT

O programa foi desenvolvido com o objetivo de integrar a tecnologia às ações de segurança pública, prevendo inicialmente a distribuição de 15 mil câmeras aos 142 municípios de Mato Grosso, além de disponibilizá-las para outros entes públicos e privados interessados em se tornar parceiros do Estado no monitoramento de ruas, avenidas, praças e demais espaços de uso coletivo.

 

Com a ampliação do projeto para contemplar também escolas e secretarias, como a Seduc, que adquiriu e instalou 5.500 câmeras nas escolas da rede estadual, o número de equipamentos superou a marca de 20 mil unidades.

 

As imagens captadas são transmitidas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), considerado o “cérebro” do programa. A definição da quantidade de câmeras por município leva em conta fatores como população, renda per capita e índices de criminalidade. Já os locais de instalação são escolhidos com base em estudos e análises de dados criminais, além de planos de ação estratégica elaborados pelos órgãos de segurança pública, como a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *