A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, realizou com sucesso a 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar Produtiva e Solidária, que já é tradicional às segundas-feiras da segunda semana do mês, na Praça Alencastro. O evento reuniu produtores rurais de diversas regiões dos municípios da Baixada Cuiabana, como Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande e atraiu visitantes antes da hora prevista para início. A 7ª edição no local já tem data marcada, dia 9 de junho, porque a 6ª acontecerá na Praça da República, no dia 02.
Com barracas diversificadas, os agricultores comercializaram uma ampla variedade de produtos frescos e artesanais, como frutas, hortaliças, legumes, doces, panificados, plantas ornamentais, pratos culinários, temperos, artesanato e outros.
Para os pequenos produtores a feira estimula a geração de renda e ajuda a promover o consumo de alimentos saudáveis, direto do campo.
“Já está se consolidando como um importante espaço de valorização da produção local, do cooperativismo e da economia solidária. Estamos trabalhando para ampliar muito em breve, com a realização da Feira em outros lugares da cidade, atendendo a pedidos dos participantes”, disse o secretário adjunto de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão.
A 5ª edição de 2025, realizada na Praça Alencastro superou as expectativas de vendas, com alguns estoques se esgotando antes do encerramento do evento, como por exemplo, doces a granel. E, no que depender do público, será sempre prestigiada.
“Eu amo comprar produtos frescos e faço isso com frequência quando tem feiras perto de casa. A vantagem vai além, até a durabilidade deles é maior”, frisou Elizabeth Cassimiro, moradora de Várzea Grande.
Outra que não abre mão da oportunidade de adquirir produtos do campo é Viviane Gomes da Silva, do bairro Altos do Boa Vista, em Cuiabá. “Sempre compro, a preferência é por produtos frescos, possuem mais sabor”, explicou.
CULINÁRIA
Pratos típicos também são apreciados e bem procurados na feira. Entre eles, a tradicional Maria Isabel (arroz com carne seca), a galinha com arroz e farofa de banana tem público garantido, além do pastel. Outras novidades como a pizza no cone têm se destacado entre as preferências.
Para quem gosta de doces, uma variedade é ofertada, tanto e potes, conservas ou cristalizados para venda a granel. Também tem fondue de frutas (frutas com chocolate) especialmente fondue de morango.
“Eu participei de todas as edições aqui na Praça Alencastro e a receptividade do público tem sido muito boa. É uma oportunidade para nós”, disse Maurício Vilhalva de Souza, vendedor de fondue.
SIM e SIAPP
Também foi destaque na programação os esclarecimentos e orientação junto aos produtores que atuam com alimentos de origem animal buscarem a regularização quanto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou o Serviço de Inspeção da Agroindústria de Pequeno Porte (SIAPP). São selos de inspeção que dão a garantia de que os produtos estejam de acordo com as normas sanitárias e possibilitam a ampliação das vendas para além do município, incluindo feiras regionais, supermercados e programas públicos de aquisição de alimentos.
Entre os produtos classificados como de origem animal estão: queijos, salames, ovos, mel e derivados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, a legalização sanitária é um passo fundamental para fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, agregando valor aos produtos, ampliando mercados e oferecendo mais segurança ao consumidor. A Prefeitura de Cuiabá tem oferecido suporte técnico para que os produtores interessados possam se adequar às exigências legais e, assim, crescer de forma estruturada e sustentável.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-