Nesta sexta-feira (16 de maio), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) finaliza as aulas presenciais do curso “InovaGPT: Transformando a Gestão Judicial com Inteligência Artificial”. Com início na quarta-feira (14), esse é o primeiro curso desenvolvido pelo eixo “Tecnologia Digital” da Escola, sob responsabilidade do desembargador Lídio Modesto da Silva Filho, que deu as boas-vindas aos participantes.
“Hoje nós vivemos conectados, mas ainda há um certo receio para entrarmos de cabeça na inteligência artificial. Como sou um bom ‘garimpeiro’, eu encontrei o nosso colega Vinícius Galhardo dentre o nosso quadro e percebo que ele tem um conhecimento muito vasto, não é menos conhecedor de Inteligência Artificial do que os melhores conhecedores de IA aplicada diretamente às nossas atividades no Brasil. Então, esse nosso curso objetiva o aprendizado teórico básico para que possamos simplesmente parar de ter medo da IA e possamos ingressar no módulo mais prático. Vocês podem explorar o conhecimento dele, extrair o que há de melhor e sair encorajados a utilizar a IA em suas atividades diárias”, afirmou o desembargador.
Ao longo da ação pedagógica, estão sendo abordados os seguintes tópicos: introdução à Inteligência Artificial Generativa e ao Chat GPT, configurações básicas do GPT para uso no Judiciário, princípios de criação de prompts eficazes, e oficinas práticas, envolvendo o desenvolvimento de prompts para audiência de custódia, recebimento de petição inicial (cível e criminal), despacho saneador e relatório de sentenças.
As aulas estão sendo ministradas pelo juiz substituto Vinicius Paiva Galhardo, responsável pela Primeira Vara da Comarca de Comodoro e membro do InovajusMT. Ele é pós-graduado em Gestão Judicial, especialista em Ciências Criminais e Segurança Pública, pós-graduado em Direito Público e Privado e profundo conhecedor da área de Tecnologia da Informação.
Segundo ele, essa capacitação visa desmistificar a IA, mostrando como ela funciona, como ela ‘pensa’, para que ela serve e, principalmente, para que ela não serve. Como exemplo, ele citou a pesquisa de jurisprudência. “Ela não serve para isso, ela vai alucinar. Vou mostrar aqui por que ela alucina. Entendendo isso, 90% dos nossos problemas estão resolvidos”, assinalou, destacando o aspecto prático do curso, com as oficinas que serão realizadas, especialmente para engenharia de prompts.
Para o juiz Anderson Gomes Junqueira, da Terceira Vara Cível de Tangará da Serra, o uso da Inteligência Artificial Generativa é algo irreversível. “Nós precisamos nos capacitar, precisamos nos atualizar, precisamos entender
a ferramenta, como bem utilizá-la para que possamos ter mais eficiência na entrega da prestação judicial. Parece-me que realmente é um mundo sem volta à utilização dessa ferramenta e estamos aqui para, de forma muito ainda incipiente, começarmos a adquirir esse conhecimento. É uma novidade e nós estamos com muita esperança de evoluirmos rapidamente nesse tema importante.”
O magistrado, que pretende expandir o uso da ferramenta em seu gabinete, destacou ainda que o professor Vinícius demonstra grande domínio sobre o tema e que é uma satisfação participar dessa capacitação. “Parabenizo a Esmagis-MT por ter escolhido alguém tão capacitado para estar colaborando com a nossa formação profissional.”
Já a servidora Hellen Matos salientou que o desembargador Luiz Octávio Saboia – responsável pelo gabinete onde ela trabalha – é um entusiasta do assunto. “A gente já faz o uso do Chat GPT já tem um tempo, desde quando o desembargador ascendeu, mas essa capacitação é muito importante porque as inovações, as LLMs [Large Language Models], as transformações são muito rápidas, então a qualificação tem que ser contínua”, assinalou.
Segundo ela, o instrutor, além de entusiasta nesse tema, também está em constante atualização e está apresentando outra inovação, o Obsidian, que também será instalado no gabinete onde ela atua. “Tudo que a gente faz é com o uso das LLMs para podermos ter um ganho de tempo, qualidade de vida para os servidores e uma entrega mais célere para os jurisdicionados. (…) Mas a gente tem que estar junto com a ferramenta. Cabe a nós fazer essa cautela de supervisionar o uso da ferramenta. Ela otimiza o nosso trabalho, porém são essas capacitações dos nossos assessores que fazem com que a gente consiga ter esses resultados que tivemos, que foi zerar o gabinete, e que a gente mantenha as demandas em dia, com celeridade e com qualidade.”
A capacitação teve início na quarta-feira, em formato EAD, e segue até esta sexta-feira, presencialmente, na sede da Esmagis, com carga horária de 20 horas.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail esmagis@tjmt.jus.br ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-