A Prefeitura de Cuiabá, numa parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Solução Aprendizagem, iniciou nesta terça-feira (20) o curso “Formação em Rede – Educação Infantil”, visando a qualificação de técnicos e professores que cuidam diariamente de crianças de 0 a 5 anos.
O evento é realizado no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso. Por meio de palestras e diálogos, seis turmas de 500 profissionais serão submetidas a qualificação até quinta-feira (22).
A formação da rede em Educação Infantil é o processo de capacitação e desenvolvimento contínuo dos profissionais que atuam nessa etapa da educação, incluindo professores, coordenadores, diretores e técnicos.
Essa formação busca aprimorar as práticas pedagógicas, fortalecer o trabalho em equipe e promover a qualidade do ensino para as crianças de 0 a 5 anos.
Essa melhora da qualidade do ensino é pautada pela capacitação dos profissionais e da troca de experiências; promover a interação entre os educadores e as autoridades educacionais, buscando um alinhamento entre as práticas pedagógicas e as necessidades da comunidade; garantir que as práticas de ensino sejam adaptadas à realidade das crianças e das famílias, considerando a diversidade cultural e as diferenças individuais.
Assim, a educação infantil de Cuiabá busca proporcionar momentos formativos e estimular práticas pedagógicas significativas, contextualizadas e de autoria de criança e adulto a fim de garantir que todas as crianças tenham seus direitos de brincar, participar, expressar e conviver.
“Nós estamos mudando a educação infantil em Cuiabá. Como o prefeito Abilio Brunini já havia prometido na época de campanha, agora vai ter metodologia e intencionalidade cognitiva para melhorar a formação das nossas crianças. Para que cheguem na fase de alfabetização preparados para avançar na educação, refletindo diretamente na formação da sua personalidade”, explica o secretário municipal de Educação, Amauri Monge.
O secretário ainda defendeu que todos os professores tenham disposição para compreender as diferentes fases das crianças. “Nós vamos trabalhar a recomposição da aprendizagem para garantir que crianças na fase de 3 a 4 anos tenham uma alfabetização correta. Mas, nada substitui o amor. É esse amor que vai ajudar na mudança pela educação”.
A mesa de abertura do evento ainda contou com a participação da coordenadora técnica de ensino, Mariluci de Souza Farias Brandão, e da coordenadora técnica de formação continuada, Gislaine Aparecida de Silva Lopes.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-