Instituto Ciranda vai capacitar e implantar grupos de fanfarra em 38 municípios de Mato Grosso
O Instituto Ciranda, reconhecido nacionalmente pelo ensino gratuito de música de orquestra, oferta o curso de regência de fanfarra e práticas percussivas, neste domingo (23.11), em Sinop. Com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar, o programa intitulado Giro Pedagógico visa capacitar e implantar grupos de fanfarra em Mato Grosso.
Além de Sinop, outros quatro polos estratégicos de ensino recebem a iniciativa, sendo: Água Boa (em 18 de janeiro), Tangará da Serra (em dia 25 de janeiro) Várzea Grande (em 8 de fevereiro), além de Cuiabá, onde a capacitação ocorreu nessa quarta-feira (20).
Ao todo, o programa contemplará 38 municípios do Estado, que receberão 50 kits de instrumentos de percussão para fanfarra. Cada kit contém entre 12 e 24 itens (taróis, surdos, bumbos e pratos).
O curso de capacitação e implantação de fanfarras tem duração de dez meses, com encontros online todas as segundas-feiras, além de oficinas práticas a cada semestre. As aulas práticas do curso são lideradas pelo professor de percussão Alberto Ramos e pelo maestro Murilo Alves.
Para a segunda rodada de encontros presenciais, participantes de outros municípios contemplados no programa vão se deslocar até as cidades polo de maneira estratégica, e cada qual com seu instrumento garantido.
“Dessa forma, o Giro Pedagógico vai alcançar todas as regiões de Mato Grosso, são 38 municípios contemplados, mais de 100 participantes e previsão de novos grupos de fanfarra se multiplicando em todos os cantos do estado. São agrupamentos musicais mais acessíveis, podem funcionar muito bem como núcleos de ensino musical importantíssimos. A ideia é capacitar pessoas para que eles possam compartilhar o conhecimento”, destaca Murilo Alves.
Com disciplinas de Teoria Musical, Regência e Percussão, o programa Giro Pedagógico tem como principal objetivo desenvolver competências musicais com a capacitação de professores. A iniciativa busca promover a educação musical inclusiva, fomentando o acesso das comunidades escolares com estratégias pedagógicas inovadoras para a multiplicação do ensino musical, estimulando a criatividade e a expressão musical.
“Muitas cidades de Mato Grosso enfrentam desafios no acesso a uma educação musical de qualidade devido à falta de recursos, infraestrutura inadequada e carência de professores especializados. Expandir os programas de educação musical pode transformar a experiência educativa e enriquecer muito a cultura local”, conclui Murilo.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

