Cesima e prefeituras de Cuiabá, Chapada e Santo Antônio se unem para construir soluções ambientais
Com a finalidade de unir esforços e construir soluções integradas em defesa do meio ambiente, os desembargadores Márcio Vidal e Rodrigo Curvo receberam, na manhã de hoje, integrantes do Centro de Estudos Integrados do Meio Ambiente (Cesima), além de representantes das prefeituras de Cuiabá, de Chapada dos Guimarães e de Santo Antônio do Leverger. Juntos, eles planejaram ações concretas que melhorem a qualidade de vida da população dessas cidades e debateram uma agenda escolar ambiental para ser implementada nos próximos meses. O encontro foi realizado na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, de forma híbrida.
Ao abrir a reunião, o diretor da Esmagis e idealizador do Cesima, desembargador Márcio Vidal, destacou a importância da cooperação interinstitucional em iniciativas que permitam ações voltadas à sustentabilidade. “Queremos cooperar com as prefeituras para mitigar problemas voltados ao meio ambiente. Essa questão nos parece a mais importante, atualmente, porque é nuclear, trata da vida. Queremos uma integração entre órgãos, de forma a produzir resultados que sejam revertidos para todos nós. Historicamente, a magistratura nasceu cooperando com a sociedade e é isso que queremos.”
Durante a reunião, ele sugeriu várias ações que podem ser implementadas, como, por exemplo, aumentar o plantio de árvores nas cidades, construção de lagos urbanos para aumentar a umidade, aumentar o número de viveiros nas cidades e, ainda, a elaboração de um calendário de ciclo de diálogos com alunos da rede pública para que seja possível a educação ambiental desde cedo.
O coordenador-geral do Cesima, desembargador Rodrigo Curvo, registrou ainda que cooperação foi a palavra-chave de hoje. “Acredito que todos, de mãos dadas, podem dar contribuições efetivas em matérias tão sensíveis como sustentabilidade, clima e meio ambiente. Ao cabo, se pudéssemos resumir do que se trata o Cesima, podemos falar que ele é uma ponte entre ciência, sociedade, educação e políticas públicas. (…) Há preocupação voltada para o meio ambiente, quase sempre para o meio ambiente natural, como fauna e flora, mas sabemos que há inúmeras demandas no Judiciário por conta do meio ambiente urbano, o meio ambiente artificial. Eu tenho certeza de que o Cesima pode sim contribuir nos dois pilares.”
Em resposta, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini; o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner e a representante da prefeitura de Santo Antônio do Leverger, a procuradora do município Luciane Souza, aderiram à ideia da cooperação e afirmaram estar prontos para trabalhar juntos com o Judiciário mato-grossense. Eles também apresentaram os principais desafios ambientais enfrentados em seus municípios, além de projetos que podem ser potencializados por meio da colaboração com a Esmagis-MT e o Cesima.
“O município de Cuiabá está empenhado em trabalhar a conscientização da população e de crianças quando o assunto é meio ambiente. Temos aulas de educação ambiental nas escolas e espaços como o Aquário Municipal e o Horto Florestal, que têm entradas gratuitas. Educação em meio ambiente gera economia e nós estamos prontos para aderir ao Cesima”, destacou Abílio. Ele ainda fez novas sugestões, como campanhas educacionais para as redes sociais voltadas às crianças e elaboração de livros de pintar para crianças.
Já Osmar Froner registrou que as mudanças climáticas em Chapada dos Guimarães são gritantes. “Há cerca de 50 anos, não havia ar-condicionado na cidade e a temperatura não ultrapassava 33º Celsius. Hoje é bem diferente! O ambiente climatizado agora é uma necessidade. Chapada quer participar dessa jornada e contribuir com os trabalhos do Cesima. Vamos, juntos, desafiar essa dificuldade que todos estamos enfrentando.” Para receber o projeto, o prefeito já apontou duas escolas rurais, quais sejam, a de Água Fria e a de João do Carro, e, futuramente, vai sugerir outras duas da área urbana.
Luciane Souza apontou que a cidade de Santo Antônio tem a peculiaridade de estar inserida no bioma Pantanal e, por esse motivo, merece esse fomento de ações práticas e essa preocupação com o meio ambiente. “Sempre que o Judiciário e os órgãos de controle abrem as portas, a prefeita Franciele Pires está pronta para uma cooperação. Estamos à disposição para adesão e realização desses trabalhos. É uma honra para Santo Antônio participar desse grupo que tem como pauta principal o meio ambiente.”
Adesão ao Cesima
Na ocasião, as três prefeituras aderiram também ao Cesima, que é a somatória de instituições parceiras voltadas ao compromisso de atuação colaborativa e integrada na preservação ambiental.
Já fazem parte do Centro de Estudos, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT); Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPMT); a Ordem Dos Advogados Do Brasil – Seccional MT (OAB/MT); a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); a Universidade Do Estado De Mato Grosso (Unemat); Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMP/MT); o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MT); Instituto Nacional De Colonização E Reforma Agrária (Incra); Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT); a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato/MT); a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).
Integrantes do Cesima que estavam presentes na reunião contribuíram com análises sobre sustentabilidade, preservação e planejamento ambiental, reforçando o papel estratégico do conhecimento científico na construção de soluções efetivas.
Também participaram da reunião a juíza coordenadora do Cesima, Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima; a secretária-geral da Esmagis-MT, Claudia Regina Duarte Bezerra Candia; os assessores do Cesima, Sarah Camila Baracat de Arruda e Reginaldo Cardozo; o assessor jurídico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sérgio Saviolli; a procuradora do município de Chapada dos Guimarães, Rosane Itacaramby; o secretário de meio ambiente de Santo Antônio do Leverger, Lucas Lima; o Chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama, Gabriel Cardoso Ávila; a coordenadora de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Gabriela Caloi; o assessor jurídico da Acrimat, Armando Candia; e o assessor jurídico da Famato, João Victor.
Conheça aqui o site do Cesima e também as ações já realizadas.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

