Governo de MT prorroga decreto de emergência no trecho do Portão do Inferno
O Governo de Mato Grosso prorrogou, nesta segunda-feira (17), o decreto de emergência na região do Portão do Inferno, na MT-251, rodovia que leva a Chapada dos Guimarães, a 70 km de Cuiabá. A prorrogação é válida por 180 dias consecutivos, a partir de 11 de junho.
O decreto se baseia em um relatório técnico que aponta riscos de desmoronamento de blocos rochosos e deslizamentos na encosta do Portão do Inferno. Esse relatório foi realizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil.
O ICMBio já enviou parecer favorável ao licenciamento das obras, mas agora aguarda a aprovação do Ibama. O Ibama confirmou ter recebido a avaliação do ICMBio e disse que a análise do projeto é prioritária, embora não tenha um prazo definido.
O trecho da rodovia em situação de emergência compreende do km 42 ao km 48.
Em março, o governo propôs o retaludamento do morro do Portão do Inferno. Isso envolve a remoção do maciço rochoso da curva do paredão e a criação de taludes (degraus) para impedir deslizamentos. A estrada também será recuada 10 metros, evitando a passagem sobre o viaduto existente no local.