Investidores do Zodíaco: O curioso caso de quem usa astrologia na bolsa
O mundo dos investimentos testemunha uma tendência inusitada: a busca por orientação astrológica para tomar decisões financeiras. Os chamados “investidores do zodíaco” estão recorrendo aos astros na esperança de encontrar dicas para rentabilizar melhor seus investimentos.
A prática, no entanto, é vista com muitas ressalvas por especialistas do mundo financeiro.
Ao observar o perfil dos investidores que têm ações na bolsa brasileira, a B3 registrou que o signo de câncer aparece como o maior grupo entre os CPFs com recursos na bolsa. São pouco mais de 400 mil cancerianos com ações brasileiras.
Mas se a avaliação for o total de investimentos outro signo lidera: escorpião. Esse é o grupo do zodíaco com o maior patrimônio somado na B3. Já libra tem os maiores valores individuais investidos. Ou seja, são os que, sozinhos, conseguem poupar e investir mais.
Apesar desse curioso interesse pela astrologia financeira, especialistas alertam que o mais importante é conhecer o perfil do investidor.
“No mercado financeiro, temos uma regra: para acessar determinados produtos, você precisa definir seu perfil de investidor. Se autoconhecer e entender sua tolerância ao risco é fundamental para escolher os produtos mais adequados”, explica Christianne Bariquelli, superintendente de educação da B3
A recomendação de Bariquelli é clara: na hora de buscar a melhor aplicação para o seu dinheiro, consulte um profissional de finanças. “Investimento não é uma questão de sorte. Para tomar decisões acertadas, você precisa entender como os ativos funcionam, qual é a rentabilidade e a quais fatores estão expostos”, ressalta.
O que dizem os astros?
Mas para entender se os astros podem – ou não – influenciar nos investimentos, fomos ouvir uma astróloga.
Márcia Sensitiva, uma das videntes mais famosas do Brasil, revela que a pergunta mais comum que recebe é sobre como investir para ficar rico.
No melhor espírito do “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”, Márcia Sensitiva desencoraja olhar para o mapa astral para investir. “Sou taurina, tenho muito pé no chão. Comigo, o negócio é comprar um terreninho, construir uma casinha, pagar o apartamento e alugar”, disse.
Para aqueles que acreditam no poder dos astros, Márcia Sensitiva faz um alerta. “Pare de ser louco. Invista em algo certo, não pare de sonhar, mas estude o mercado. A vida hoje não é mais para rã, vai dar certo. Estude. Pare de ser doido, velho”.