As políticas de segurança pública realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, a partir da gestão do prefeito Abilio Brunini, foram apresentadas na quinta-feira (15) à Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Cuiabá.
As secretárias municipais Juliana Palhares (Ordem Pública) e Francyanne Siqueira Chaves Lacerda (Segurança Pública) apresentaram as ações de suas respectivas pastas aos vereadores Tenente Coronel Dias e Rafael Ranalli. A audiência durou mais de duas horas e foi realizada na sala de comissões “Júlio Pinheiro”.
A secretária Juliana Palhares ressaltou que, nos últimos meses, a Ordem Pública deflagrou operações em parceria com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária, visando ao cumprimento das leis municipais referentes à poluição sonora e à segurança alimentar. Essas operações ocorreram em parceria com as seguintes secretarias municipais: Segurança Pública e Mobilidade Urbana. Também contaram com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou fiscais da Vigilância Sanitária.
Além disso, a pasta está trabalhando para organizar o Centro de Cuiabá com o programa “Ambulantes em Ordem”, promovendo a realocação de comerciantes que ocupam as calçadas da Avenida 13 de Junho.
“Estamos trabalhando para garantir a ordem pública, desenvolvendo ações de prevenção e também de fiscalização. Administrativamente, estamos desenvolvendo meios para facilitar a comunicação com outras secretarias municipais por meio de tecnologias da informação”, disse.
Já a secretária Francyanne Lacerda destacou que está atuando para fortalecer a segurança dos órgãos públicos, por meio da oferta de qualificação aos vigilantes que atuam nas diversas secretarias municipais.
Ela também mencionou as parcerias com o Governo do Estado para a fiscalização de vias públicas, sempre que necessário. Um dos pontos altos dessa parceria, segundo a secretária, é a utilização das câmeras doadas pelo Estado por meio do Programa Vigia Mais. Além disso, a Secretaria Municipal de Segurança tem promovido operações de policiamento ostensivo preventivo por meio das atividades delegadas.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou a adesão do Município ao Programa Vigia Mais Mato Grosso em janeiro deste ano. O projeto prevê a instalação de cerca de 4 mil câmeras em Cuiabá, ampliando o monitoramento em áreas estratégicas, como o Centro Histórico, as entradas e saídas da cidade e regiões com maiores índices de ocorrências policiais.
Após a audiência, os vereadores Tenente Coronel Dias e Rafael Ranalli, ambos profissionais da área de segurança — pois integram, respectivamente, a Polícia Militar e a Polícia Federal — elogiaram a apresentação dos trabalhos. Ambos se comprometeram a atuar para que a Câmara Municipal seja aliada das ações do Executivo que promovam o bem-estar social e a segurança pública.
“Vejo que o trabalho está sendo muito bem desenvolvido. E o Legislativo, sem dúvida, é o principal interessado em ver essas duas secretarias em pleno trabalho pelo bem de Cuiabá”, destacou o vereador Rafael Ranalli.
“Enquanto policial militar, conheço a competência da coronel Francyanne Lacerda e o domínio de conhecimento da delegada Juliana Palhares, que agora conduz com muito brilhantismo a Ordem Pública. Contem conosco para o que for necessário”, afirmou o vereador Tenente Coronel Dias.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-