Anatel deve bloquear chamadas de ligações em massa
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabeleceu novas regulamentações que visam bloquear as chamadas de telemarketing em massa.
Essas mudanças entrarão em vigor a partir de 1º de junho deste ano, com o objetivo de reduzir o incômodo e os transtornos causados aos consumidores de serviços de telefonia no país.
O destaque das decisões da Anatel é o bloqueio das chamadas em massa, através da modificação do critério de duração curta das ligações realizadas pelas empresas aos consumidores.
Anteriormente, chamadas com até 3 segundos eram consideradas curtas. Com as novas regras, chamadas de até 6 segundos, com desligamento tanto na origem quanto no destino, são consideradas curtas.
De acordo com as regulamentações da Anatel, as empresas que realizarem mais de 100 mil ligações em um dia têm um limite de 85% de chamadas curtas do total de ligações efetuadas. As empresas que ultrapassarem esses limites serão bloqueadas por 15 dias.
Com a ampliação do tempo das chamadas curtas, as empresas terão um escopo maior de ligações, uma vez que os desligamentos também são levados em consideração nesse critério.