Assembleia Legislativa celebra 190 anos da Polícia Militar com sessão especial

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta segunda-feira (8), uma sessão especial proposta pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), para celebrar os 190 anos de fundação da Polícia Militar do Estado. O evento reuniu autoridades civis e militares no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour e contou com a entrega de mais de 70 comendas, títulos e moções de aplausos a policiais militares que contribuíram para a segurança pública.
Entre as homenagens, destacou-se a entrega da Comenda Filinto Müller, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo estadual, ao coronel César Roveri. Também foram outorgadas a Comenda Marechal Cândido Rondon e o Título de Cidadão Mato-Grossense a militares que se destacaram em suas trajetórias, como os coronéis José Nildo de Oliveira, Noelson Carlos Silva Dias, e o tenente-coronel Thiago Braz de Oliveira.
Além deles, outros policiais militares receberam moções de aplausos, reconhecendo o trabalho desempenhado em diversas regiões do estado. O comandante-geral da corporação, coronel Claudio Tinoco, agradeceu a homenagem e reforçou a importância da parceria entre a Polícia Militar e a Assembleia Legislativa. Segundo ele, o apoio do Parlamento estadual é fundamental para fortalecer as ações da corporação.
Durante a sessão especial, o deputado Wilson Santos (PSD) destacou a relevância histórica e social da Polícia Militar, ressaltando que a corporação representa o próprio Estado em sua essência, com virtudes e desafios. Ele enfatizou a necessidade de aprender com os 190 anos de trajetória, mas sobretudo de projetar o futuro de uma polícia cada vez mais técnica, instrumentalizada e próxima da comunidade.
“A Polícia Militar foi criada no mesmo ano da Assembleia Legislativa, em 1835, constitui, ao lado do Parlamento e de outras carreiras de Estado, um pilar fundamental na construção de Mato Grosso, devendo ser vista não como uma instituição a ser temida, mas respeitada pelo seu papel de garantir paz, ordem e segurança à sociedade”, afirmou Santos.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Tinoco, destacou que a instituição soma 190 anos de dedicação e compromisso, marcada pela entrega de homens e mulheres que, mesmo diante de riscos e perigos, deixaram suas famílias para proteger a sociedade mato-grossense.
Ele ressaltou que a PM está em todos os municípios do estado, garantindo segurança para que Mato Grosso se consolidasse como potência nacional na produção agrícola e na exportação de grãos. “A Operação Tolerância Zero tem garantido resultados expressivos, com redução de quase 30% nos homicídios e mais de 40% nos roubos e furtos, além de assegurar segurança jurídica no campo, coibindo ocupações ilegais e fortalecendo o ambiente de desenvolvimento econômico”, explicou Tinoco.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, afirmou durante a sessão a relevância histórica da Polícia Militar, que nasceu praticamente junto com a Assembleia Legislativa, ambas garantindo os direitos constitucionais da população desde 1835.
Roveri ressaltou o apoio do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta nos investimentos realizados na segurança pública, além de citar a aprovação de leis que ampliaram vagas de promoção dentro da carreira militar, beneficiando subtenentes e sargentos.
“Em dezembro será encaminhado à Assembleia Legislativa um novo projeto de lei para a promoção de 1.200 soldados da Polícia Militar e mais de 300 soldados do Corpo de Bombeiros, reforçando que nenhum profissional das forças de segurança será deixado para trás”, anunciou Roveri.
Durante a sessão solene, o deputado Wilson Santos leu o discurso do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), que está em viagem, destacando os 190 anos de história da Polícia Militar de Mato Grosso. No texto, Russi ressaltou que a corporação se consolidou como referência em disciplina, coragem e compromisso com a vida, lembrando que, além das homenagens, a semana foi marcada pela promoção de 980 policiais, entre praças e oficiais, fortalecendo a liderança da instituição.
No discurso, Russi frisou o papel da Assembleia Legislativa na valorização da “tropa” e na modernização da estrutura de segurança, reforçando a importância de unir esforços contra os desafios do crime organizado, que se reinventa constantemente. “O enfrentamento às facções, ao tráfico de drogas, ao contrabando e à lavagem de dinheiro exige não apenas força, mas também inteligência, tecnologia e integração entre os Estados, área em que a Polícia Militar de Mato Grosso tem se mostrado protagonista”, disse Russi.
O coronel da Polícia Militar de Mato Grosso, Ottoni Cézar Castro Soares, afirmou a importância da instituição como promotora da paz social e garantidora de direitos fundamentais, como liberdade, igualdade, justiça e ordem pública. Segundo ele, a formação dos policiais exige preparo diferenciado, pois esses profissionais são chamados justamente quando outras instâncias, como a família, a igreja e os grupos sociais, falham.
“Nos momentos de tensão e desequilíbrio é essencial que o policial militar demonstre equilíbrio emocional e siga protocolos adequados para restabelecer a harmonia”. Com quase três décadas de carreira, Ottoni afirmou que levará consigo amizades, aprendizados e uma nova forma de enxergar a sociedade. Ao receber o título de cidadão mato-grossense, ele enfatizou seu vínculo com o estado, onde vive desde 1985 e aprendeu a valorizar a dedicação de um povo trabalhador e de bem.
Criação da PMMT – Polícia Militar de Mato Grosso teve sua origem em 31 de agosto de 1835, quando a Comissão das Câmaras apresentou o projeto que previa a criação de uma companhia provisória de “Homens do Mato”. O texto foi deliberado como Projeto nº 49 e aprovado em 3 de setembro do mesmo ano, sendo oficializado pela Lei Provincial nº 30, publicada em 5 de setembro de 1835, data que passou a ser reconhecida como marco da fundação da instituição.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-