Deputado Thiago reforça compromisso com ações de combate à violência contra a mulher

Deputado Thiago reforça compromisso com ações de combate à violência contra a mulher

Durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher, o deputado Thiago Silva (MDB) reafirma seu compromisso com políticas públicas que garantam proteção e justiça às mulheres. Com uma trajetória marcada por leis, projetos e ações efetivas, o parlamentar tem sido um dos principais defensores dos direitos das mulheres em Mato Grosso.

O dia 7 de Agosto é marcado pelos 19 anos da Lei Federal Maria da Penha e o parlamentar tem trabalhado na Assembleia ações contra o feminicídio. Entre as principais conquistas do deputado está a Lei 12.456/24, que institui a Patrulha Maria da Penha, reforçando a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica. Outra iniciativa fundamental foi a Lei 11.061/2019, que criou a Delegacia 24h e salas especializadas no atendimento a mulheres em situação de violência. Além disso, o deputado destinou recursos para a compra de equipamentos para a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Rondonópolis, e é o autor da Lei 11.810/2022 que estabeleceu o Dia de Combate ao Feminicídio em Mato Grosso, lembrado anualmente em 25 de novembro.

O deputado também propôs medidas como o Projeto de Lei 144/2023, que cria o Programa Qualificação Feminina, promovendo capacitação profissional para mulheres, e o PL 519/2020, que institui um programa de transferência de renda para mulheres chefes de família. Outro destaque é o PL 68/2023, que inclui noções sobre a Lei Maria da Penha no currículo escolar, formando jovens conscientes sobre direitos e prevenção à violência.

“Quero parabenizar o deputado Thiago pelos excelentes projetos do deputado, pois infelizmente é uma vergonha para Mato Grosso ainda ser um dos estados que mais mata mulheres no país”, disse Ana Ferreira.

Ainda em seu mandato, o deputado Thiago apresentou o projeto “Meu corpo não é coletivo” (PL 118/2022), combatendo o assédio em transportes públicos, e o PL 691/2023, que garante auxílio-aluguel para mulheres em situação de violência doméstica, assegurando independência financeira para recomeçar.

Além da legislação, o parlamentar destinou emendas para equipar a Delegacia da Mulher, melhorando a estrutura de atendimento, e fortaleceu os seus projetos Flor do Cerrado e Qualifica MT, que já beneficiaram milhares de mulheres com cursos profissionalizantes, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

“O Agosto Lilás é um momento de reflexão, mas nosso trabalho é diário. Seguirei lutando por políticas que garantam segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres de Mato Grosso. Juntos vamos seguir trabalhando para erradicar o feminicídio e a violência contra a mulher, que infelizmente tem envergonhado o nosso estado”, afirma o deputado.

Com uma atuação incisiva, Thiago consolida seu trabalho como um dos principais parlamentares que tem apresentado  ações concretas e leis que visam salvar vidas.

Radio Cuiabana FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *