Do bolo de morango às viagens: como queda do iene pressiona a vida dos japoneses
A desvalorização da moeda japonesa, o iene, tem tido um impacto significativo em vários aspectos da vida no Japão. Nos últimos anos, o iene tem enfrentado uma queda contínua e atingiu seu nível mais baixo em relação ao dólar desde 1990. Isso se deve, em parte, às expectativas de que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, terá que manter taxas de juros mais altas por mais tempo para controlar a inflação no país.
Essa queda do iene tem afetado empresas e indivíduos no Japão. Por exemplo, Hiroko Ishikawa, uma importadora de frutas em Tóquio, viu sua empresa, a Japan Fraise, ser impactada negativamente. A Japan Fraise é especializada na importação de morangos dos Estados Unidos, que são amplamente utilizados em doces e bolos tradicionais japoneses. Com a desvalorização do iene, os morangos importados se tornaram muito mais caros, levando a um aumento de preços para a Japan Fraise. Para lidar com a situação, Ishikawa absorveu parte do custo adicional, mas seus clientes também estão enfrentando dificuldades financeiras e tentando reduzir custos.
A queda do iene também tem contribuído para o aumento da inflação no país. No ano passado, a inflação atingiu 3,1%, o maior índice em 41 anos. Além disso, a diferença entre as taxas de juros do Japão e dos EUA tem incentivado as carry trades, prática em que os investidores tomam empréstimos em ienes para investir em ativos estrangeiros com maior rendimento. Essa situação enfraquece ainda mais o iene.
Embora a desvalorização do iene tenha trazido benefícios para a economia japonesa, como o aumento da competitividade das exportações e o impulso ao setor de turismo, também tem causado problemas para os japoneses. Muitas pessoas estão deixando de viajar para o exterior devido ao alto custo em moedas estrangeiras. Além disso, os consumidores japoneses estão sentindo o aumento dos preços de produtos importados e o maior custo das viagens internacionais.
Em resumo, a queda do iene tem afetado diversas áreas da vida no Japão, desde o setor empresarial até o turismo e as despesas pessoais. Enquanto alguns setores se beneficiam da desvalorização da moeda, outros enfrentam desafios econômicos significativos.