Estão abertas as inscrições para a “Jornada do Corpo Presencial”

Estão abertas as inscrições para a “Jornada do Corpo Presencial”, que oferecerá oficinas de fotografia, dança, escrita e de corpo, desejo e performance. O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital Viver Cultura-Expressões Artísticas da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).
O objetivo do projeto é criar um espaço para a narrativa das histórias de vida através de múltiplas linguagens. Todos os processos criativos tratarão da existência que mulheres constroem, na arte, para sobreviver, enfrentar o preconceito e diversas outras violências.
“Queremos dar destaque aos Corpos invisibilizados, mas insurgentes. São de mulheres que criam arte, desafiam o preconceito e buscam ocupar cada vez mais espaços”, explica a proponente e diretora do projeto, Ju Queiroz.
Interessados podem se inscrever aqui, no entanto a inscrição não garante a vaga, já que a preferência é dada para corpos dissidentes (mulheres negras e pardas, indígenas, gordas, trans, pessoa não binária, pessoa com deficiência e idosas).
As oficinas ocorrerão aos finais de semana na Casa Cuiabana, entre os dias 12.7 e 03.8. Cada uma terá a duração de 6 horas e não podem ser feitas isoladamente.
Ao final do processo, o material produzido pelas participantes passará por uma curadoria feita pela fotógrafa proponente, que culminará numa exposição, como uma contrapartida social.
A exposição contará com até 30 imagens e textos, individuais ou em uma série, dentro de uma realidade aumentada (tecnologia digital), as quais estarão dispostas em pontos das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
As obras produzidas serão decoficadas em QRCode, impressas em alto relevo e distribuídas em pontos de ônibus e lugares com alto fluxo de transeuntes, nas cidades propostas. As obras permanecerão fixas até a sua degradação natural e possíveis intervenções do público.
“As participantes poderão experimentar coletivamente e artisticamente novas possibilidades de narrativas de si mesmas, compartilharem suas histórias, produzirem poesia e narrativas fotográficas”, ressalta Ju.
Confira o cronograma das oficinas:
– 12 e 13/7 das 14h às 17h – Oficina de Fotografia, com Ju Queiroz
(observação: não é necessário que os participantes tenham equipamento fotográfico, somente um celular com câmera)
– 19 e 20/7 das 14h às 17h – Oficina de Corpo, Desejo e Performance com Malu Jimenez
– 27/7 das 9h às 12h e das 14h às 17h – Oficina de Dança, com Jaque Roque
– 02 e 03/8 das 14h às 17h – Oficina de escrita, com Lupita Amorim
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-