Representantes de diferentes órgãos do Estado participaram da II Reunião de Gestores da Memória, realizada nesta terça-feira (20 de maio), na Sala de Reuniões do Memorial do Poder Judiciário Mato-grossense, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), com o objetivo de criar a Rede de Memória do Estado de Mato Grosso. A iniciativa busca integrar esforços para a preservação da memória institucional por meio da formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre as entidades participantes.
A proposta envolve órgãos dos poderes Judiciário e Executivo estadual, entre eles o TJMT, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT23), a Seção Judiciária Federal de Mato Grosso – Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT), por meio da Superintendência do Arquivo Público.
A coordenadora administrativa do TJMT e membro da Comissão de Gestão da Memória, Bruna Penachioni, explica que o propósito é estabelecer uma rede estadual para facilitar parcerias, projetos e a troca de conhecimentos. “O objetivo é fomentar ações integrativas entre os órgãos do Sistema de Justiça no Estado de Mato Grosso e outros órgãos do Estado, a fim de viabilizar a formalização deste Termo de Cooperação Técnica, instituindo a Rede de Memória estadual, com vistas a desenvolver iniciativas voltadas à preservação da memória institucional”, afirmou.
Além de fortalecer a identidade institucional, a proposta pretende democratizar o acesso a documentos históricos, através da digitalização e disponibilização de acervos. “Pensamos em fomentar parcerias com Órgãos do Sistema de Justiça e dos demais Poderes estaduais no sentido compartilhar documentos que, embora pertencentes a um órgão, estejam sob a guarda de outro”, explicou.
A proposta do TCT é colaborativa, no sentido de possibilitar a troca de experiências, conhecimentos e tecnologias voltadas à organização, digitalização e difusão dos acervos públicos, e não envolve repasses financeiros.
Para o representante do TRE-MT, Jorge Kimura, a iniciativa representa um avanço na articulação entre os órgãos. “Eu creio que é um encontro fundamental porque a gente vem trabalhando, cada um, com seus esforços. Agora, com essa reunião, a gente vai poder compartilhar não somente informações, mas equipamentos e ideias e isso será muito útil para todos os órgãos”, declarou.
Assim como o compartilhamento de documentos, o termo prevê diretrizes para ações conjuntas de capacitação, intercâmbio de boas práticas, uso de tecnologias digitais e valorização do patrimônio histórico e cultural.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-