Israel bombardeia Rafah em meio a negociações de trégua

Israel bombardeia Rafah em meio a negociações de trégua

Nesta quarta-feira (8), o Exército de Israel lançou bombardeios em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em meio a especulações sobre uma possível grande incursão terrestre. Ao mesmo tempo, negociações estão em andamento no Cairo para buscar uma trégua que o Hamas descreve como “decisiva”, após sete meses de guerra.

As negociações foram retomadas na capital egípcia, com a presença de representantes israelenses, do movimento islâmico palestino e de mediadores do Catar, Estados Unidos e Egito, de acordo com fontes próximas às autoridades egípcias.

Apesar das advertências internacionais, os tanques israelenses assumiram o controle da passagem fronteiriça do lado palestino do Egito, em Rafah, no dia anterior.

Sob pressão de seu principal aliado, Washington, Israel anunciou a reabertura de outra passagem de fronteira nesta quarta-feira, a de Kerem Shalom, também localizada no sul. Essa passagem havia sido fechada após um ataque com foguetes no domingo, que resultou na morte de quatro soldados.

“Camionetas vindas do Egito estão chegando à passagem com ajuda humanitária, incluindo alimentos, água, materiais de abrigo, medicamentos e equipamentos médicos fornecidos pela comunidade internacional”, afirmou um comunicado do Exército.

Os suprimentos serão permitidos a entrar no enclave após passarem por inspeção, acrescentou o comunicado. No entanto, Juliette Touma, porta-voz da UNRWA (Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos), declarou que a passagem ainda não havia sido aberta na manhã daquela quarta-feira.

mananotiniasmt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco