Judiciário lança campanha contra superendividamento em MS
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) lançou, nesta sexta-feira (23), a Campanha Cejusc Superendividamento em Campo Grande.
A campanha visa possibilitar a negociação de diversas formas de dívidas, como as provenientes de cartões de crédito, compras parceladas, empréstimos bancários, cheque especial, serviços de prestação continuada, contas de água, luz, telefone, boletos de lojas e crediários. Após avaliar cada caso, o Poder Judiciário encaminha os processos em busca de soluções.
O objetivo é desenvolver um plano de pagamento com prazo de até cinco anos para a quitação das dívidas negociadas com as empresas credoras, além de oferecer oficinas de prevenção ao endividamento.
Essa medida foi implementada em meio à pandemia da Covid-19. De acordo com o TJMS, aproximadamente 70% das famílias não conseguem arcar com suas dívidas. O programa é exclusivo do Poder Judiciário e não abrange negociações de dívidas relacionadas a impostos.