MT Saúde não cobrará coparticipação para exames de próstata durante o Novembro Azul

MT Saúde não cobrará coparticipação para exames de próstata durante o Novembro Azul

Em razão da campanha Novembro Azul, o MT Saúde isentará os homens do pagamento da coparticipação em exames de coleta de amostra de sangue (PSA) e ultrassom da próstata durante todo o mês. Essa isenção se aplica a todos os homens, independentemente da idade, que buscarem esse atendimento.

Novembro é um mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com foco no combate, diagnóstico precoce e prevenção. De acordo com o relatório de Incidência de Câncer no Brasil, publicado em 2023 pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a expectativa é de quase 72 mil novos casos de câncer de próstata no país.

No estado de Mato Grosso, são estimados cerca de 1.020 novos casos desse tipo de câncer a cada ano durante o triênio de 2023 a 2025, com um risco calculado de 55,40 casos a cada 100 mil homens.

Especificamente em Cuiabá, a previsão é de 220 novos diagnósticos para o mesmo período, com um risco estimado de 67,15 casos a cada 100 mil homens.

O médico urologista Newton Tafuri enfatiza a importância da realização dos exames, incluindo o exame de toque, já que a chance de cura é maior quando a doença é detectada precocemente.

“Embora os exames sejam recomendados para homens acima dos 50 anos, é fundamental que aqueles com histórico familiar da doença, homens obesos e da raça negra comecem a realizar os exames regularmente a partir dos 45 anos”, afirma o urologista.

A presidente do MT Saúde, Misma Thalita dos Anjos, ressalta que cuidar da saúde deve ser uma prioridade todos os dias, mas neste mês o foco é em atender o público masculino.

“É essencial que os homens dialoguem com os médicos sobre o risco do câncer de próstata, especialmente se houver histórico familiar da doença, e o MT Saúde está aqui para oferecer esse suporte”, destaca Misma.

O MT Saúde atende servidores ativos, inativos, pensionistas e comissionados dos poderes governamentais do Estado, oferecendo atendimento médico hospitalar 24 horas, com aproximadamente 500 prestadores de serviço. Este atendimento também se estende a dependentes e agregados, com uma das mensalidades mais baixas entre os planos, a partir de R$123,37.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento com o Beneficiário pelo telefone (65) 3613-7700 ou pelo WhatsApp (65) 98463-3773.

*Com supervisão de Dayanne Santana

mananotiniasmt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco