Novo curso sobre Testes Automatizados em Java está disponível na plataforma do CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou recentemente um novo curso autoinstrucional voltado para a realização de testes automatizados em Java, com foco na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). A iniciativa faz parte do Programa Justiça 4.0, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Destinada a profissionais do Poder Judiciário que tenham familiaridade com a linguagem Java, a formação também está aberta à sociedade em geral. O objetivo é capacitar os participantes para testar ferramentas e soluções criadas em Java, colaborando com o aperfeiçoamento da PDPJ-Br.

Como participar

As inscrições podem ser realizadas por meio do portal do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). É aconselhável que os interessados já possuam conhecimentos prévios em Java para acompanhar o conteúdo com mais facilidade.

Faça sua inscrição neste link

Estrutura da formação

Com carga horária de 40 horas, o curso está dividido em quatro trilhas de aprendizado e é totalmente autoinstrucional. Trata-se de uma adaptação da versão síncrona do curso oferecida no início de 2024.

Para obter o certificado de conclusão, os alunos devem alcançar pelo menos 70% de aproveitamento em cada uma das avaliações das trilhas e preencher o questionário de avaliação da qualidade do curso. Leia mais na ficha do curso: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2025/04/ficha-do-curso-testes-automatizados.pdf

Acesso à plataforma

Confira o passo a passo para acessar o curso no CEAJud:

Acesse: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/

Crie sua conta na plataforma

Faça login com CPF e senha

Encontre o curso na categoria correspondente

Outras formações em Java

Desde 2023, o Programa Justiça 4.0 vem oferecendo uma série de cursos sobre Java em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Já estão disponíveis os módulos autoinstrucionais de Java Básico e Java Avançado na mesma plataforma. Confira no link:

https://www.cnj.jus.br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/justica-4-0/capacitacoes/ 

Sobre o Justiça 4.0 

Lançado em 2020, o Justiça 4.0 é resultado de um acordo entre o CNJ e o Pnud, com o apoio de instituições como o CJF, STJ, TST, CSJT e TSE. O programa visa promover a inovação tecnológica no Judiciário, ampliando o acesso da população aos serviços da Justiça de forma mais eficaz e moderna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *