Novo curso sobre Testes Automatizados em Java está disponível na plataforma do CNJ
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou recentemente um novo curso autoinstrucional voltado para a realização de testes automatizados em Java, com foco na Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). A iniciativa faz parte do Programa Justiça 4.0, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Destinada a profissionais do Poder Judiciário que tenham familiaridade com a linguagem Java, a formação também está aberta à sociedade em geral. O objetivo é capacitar os participantes para testar ferramentas e soluções criadas em Java, colaborando com o aperfeiçoamento da PDPJ-Br.
Como participar
As inscrições podem ser realizadas por meio do portal do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). É aconselhável que os interessados já possuam conhecimentos prévios em Java para acompanhar o conteúdo com mais facilidade.
Estrutura da formação
Com carga horária de 40 horas, o curso está dividido em quatro trilhas de aprendizado e é totalmente autoinstrucional. Trata-se de uma adaptação da versão síncrona do curso oferecida no início de 2024.
Para obter o certificado de conclusão, os alunos devem alcançar pelo menos 70% de aproveitamento em cada uma das avaliações das trilhas e preencher o questionário de avaliação da qualidade do curso. Leia mais na ficha do curso: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2025/04/ficha-do-curso-testes-automatizados.pdf
Acesso à plataforma
Confira o passo a passo para acessar o curso no CEAJud:
Acesse: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/
Crie sua conta na plataforma
Faça login com CPF e senha
Encontre o curso na categoria correspondente
Outras formações em Java
Desde 2023, o Programa Justiça 4.0 vem oferecendo uma série de cursos sobre Java em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Já estão disponíveis os módulos autoinstrucionais de Java Básico e Java Avançado na mesma plataforma. Confira no link:
https://www.cnj.jus.br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/justica-4-0/capacitacoes/
Sobre o Justiça 4.0
Lançado em 2020, o Justiça 4.0 é resultado de um acordo entre o CNJ e o Pnud, com o apoio de instituições como o CJF, STJ, TST, CSJT e TSE. O programa visa promover a inovação tecnológica no Judiciário, ampliando o acesso da população aos serviços da Justiça de forma mais eficaz e moderna.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online