Palestra aborda uso de tecnologia no combate à lavagem de dinheiro

Palestra aborda uso de tecnologia no combate à lavagem de dinheiro

Como parte do módulo avançado do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para a Recuperação de Ativos e o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNDL), o delegado da Polícia Civil de Mato Grosso, Eduardo Rizzotto de Carvalho, ministrou nesta terça-feira (21) a palestra “Laboratório de Lavagem”, no Auditório Gervásio Leite do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá.

Atualmente coordenador de Inteligência Tecnológica e Assessoramento Técnico-Científico contra Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil, Eduardo Rizzotto compartilhou sua experiência no enfrentamento a crimes financeiros, destacando a importância da integração entre os órgãos de controle e o uso de tecnologias avançadas para rastrear fluxos ilícitos de recursos.

Durante a exposição, o delegado falou sobre o funcionamento do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil e da rede nacional de laboratórios, que atua na análise de dados financeiros, recuperação de ativos e descapitalização de organizações criminosas.

“A proposta é apresentar a estrutura desses laboratórios, as ferramentas e as técnicas utilizadas nas investigações financeiras. O foco hoje é cada vez mais tirar o dinheiro dos criminosos, porque já se percebeu que apenas a prisão não resolve. A descapitalização é o que de fato enfraquece essas organizações e contribui para uma maior segurança pública e ordem social”, afirmou Rizzotto.

O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), e reuniu cerca de 200 profissionais, entre magistrados, membros do Ministério Público, Polícia Judiciária Civil, Tribunal de Contas e Controladoria-Geral do Estado.

A programação do PNDL teve início na segunda-feira (20) e foca na atuação jurisdicional em processos complexos, especialmente aqueles que envolvem análise probatória detalhada e garantias processuais, com aplicação de técnicas jurídicas atualizadas e alinhadas a boas práticas internacionais.

mananotiniasmt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *