Polícia Civil integra operação interestadual que visa o combate ao crime de estelionato

Polícia Civil integra operação interestadual que visa o combate ao crime de estelionato

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande e apoio da Diretoria de Inteligência, deflagrou a Operação Oliveira, em conjunto com Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (Decor), nesta quarta-feira (9.7), para o cumprimento de 27 medidas cautelares judiciais (5 prisões preventivas, 11 buscas domiciliares e 11 bloqueio de contas e indisponibilidade de valores), com o objetivo de combater crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A operação foi deflagrada em conjunto pelas Polícias Civis do Estado do Mato Grosso e do Estado do Rio de Janeiro. As diligências ocorreram nos municípios de Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Santo Antônio do Leverger (MT) e Niterói (RJ).

As investigações foram iniciadas a partir da instauração de inquérito policial destinado a apurar a prática de estelionato por meio eletrônico, com emprego da conhecida fraude do “falso parente”, que vitimou um casal de idosos, no Pará, acarretando prejuízo financeiro superior a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Com base nas provas colhidas, especialmente após o deferimento de medidas investigativas sigilosas, apurou-se que os investigados integravam uma associação criminosa, especializada na prática reiterada de fraudes eletrônicas e ocultação de ativos, com utilização de contas bancárias de terceiros captados mediante aquisição de dados pessoais.

As evidências demostram que há fortes indícios de que alguns integrantes do grupo criminoso mantêm vínculos com facção criminosa, com atuação nacional, inclusive em Mato Grosso, a qual se utiliza de pessoas cooptadas para viabilizar a circulação de valores oriundos das atividades ilícitas.

A operação resultou na prisão preventiva de 5 pessoas, na apreensão de diversos aparelhos eletrônicos, que subsidiarão a individualização das condutas criminosas e a análise técnica, patrimonial e financeira dos investigados. Também foi representado e deferido o bloqueio judicial de contas bancárias, com vistas à reparação dos danos causados às vítimas.

O cumprimento das diligências contou com o envolvimento direto de mais de 50 policiais civis dos três estados envolvidos, demonstrando a efetividade da atuação conjunta das forças policiais estaduais e fortalecendo o combate interestadual à criminalidade.

A ação também está inserida no âmbito do programa Tolerância Zero do Governo do estado de Mato Grosso.

mananotiniasmt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *