Professores são qualificados para educar crianças com dislexia

Professores das escolas públicas de Cuiabá participaram de um simpósio voltado para a identificação de sinais de dislexia em crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. O evento ocorreu no período da tarde no auditório Maestro China, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), no bairro Bandeirantes.
A coordenadora de educação especial da Prefeitura de Cuiabá, professora Neuraides Ribeiro, explicou que o município planeja oferecer, a partir de 2026, formações continuadas para capacitar os professores sobre o tema.
“Este foi o primeiro evento realizado na Secretaria Municipal de Educação com foco na dislexia. A partir de 2026, iremos aprofundar ainda mais esse assunto para garantir que a informação e o conhecimento sejam acessíveis. Por meio de formações continuadas, levaremos conhecimento a diretores, coordenadores e professores. Quando a dislexia é identificada nas séries iniciais, a implementação de métodos educacionais se torna mais eficaz, assegurando uma aprendizagem plena para essas crianças”, afirmou.
A presidente da associação de dislexia de Mato Grosso, Gabrielle Cury, destacou que o simpósio é realizado de forma itinerante nos municípios, com o objetivo de informar as famílias e auxiliar o poder público no suporte às crianças com dislexia. “Já estivemos em Cáceres, Rondonópolis, e agora foi a vez de Cuiabá. É muito relevante a participação da Prefeitura de Cuiabá, que demonstra disposição para dialogar com as associações, buscando a melhor aprendizagem para as crianças.”
O simpósio sobre dislexia contou com a presença da presidente do Instituto “Domlexia”, que apresentou uma palestra sobre como identificar crianças que apresentam sinais de dislexia.
Entenda
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta habilidades fundamentais de leitura e linguagem. É classificada como um transtorno específico da aprendizagem, pois seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico dos alunos, sem que haja outra condição (neurológica, sensorial ou motora) que explique as dificuldades observadas.
O termo “dislexia” é frequentemente utilizado para se referir ao transtorno específico da aprendizagem que prejudica as habilidades de leitura e escrita. Características comuns incluem dificuldades no reconhecimento preciso e fluente de palavras, na decodificação e na ortografia.
Existem diferentes graus de dislexia, classificados como leve, moderado e severo. O grau de dislexia geralmente é determinado pela gravidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-