Rede Mulher reúne instituições para fortalecer enfrentamento à violência doméstica

O auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão de Cuiabá recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), mais um encontro da Rede Mulher, grupo que integra o sistema de enfrentamento à violência doméstica e de promoção da proteção às mulheres. A reunião contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Hélida Vilela, da secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Civil, Politec, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais.
Durante o encontro liderado pela coordenadora da Rede, juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, foram discutidos temas estratégicos e definidas as próximas ações conjuntas da rede. Entre os assuntos em pauta estiveram o aperfeiçoamento dos plantões de atendimento e dos fluxos de acolhimento às vítimas; a ampliação do suporte psicológico; a revisão do regulamento interno e o reforço da segurança na Casa de Amparo às Mulheres. Também foram debatidas medidas para o Novembro Azul, com foco na conscientização sobre comportamentos machistas e prevenção da violência psicológica, patrimonial e física.
Outro ponto de destaque foi a preparação de eventos públicos, como a ação marcada para o dia 5 de dezembro, na Praça Alencastro, que apresentará os serviços da rede de enfrentamento à violência doméstica. As participantes também alinharam as programações da Semana da Paz em Casa e dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que marcam o calendário de mobilização pelo tema.
A secretária Hélida Vilela destacou a importância da união entre as instituições. “Cada órgão tem um papel essencial nesse processo. Quando trabalhamos juntos — assistência, saúde, segurança e justiça — conseguimos garantir uma resposta mais rápida, humana e eficaz para as mulheres que precisam de proteção”, afirmou.
Já a secretária da Mulher, Hadassah Suzannah, reforçou a necessidade de fortalecer a rede de apoio. “O enfrentamento à violência doméstica só é possível com integração, preparo técnico e sensibilidade. Nossa missão é ampliar o acolhimento e garantir que nenhuma mulher fique sem atendimento ou sem amparo”, disse.
O encontro consolidou mais uma etapa da articulação entre os órgãos públicos e a sociedade civil em defesa da vida e dos direitos das mulheres cuiabanas.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-