Reunião Técnica sobre Sistema de Atendimento Socioeducativo reúne participantes de 24 Estados
A 3ª Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad) iniciou nesta terça-feira (12.11), em Cuiabá, no auditório da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL). O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) na organização e segue até quinta-feira (14.11).
Realizado pelo Governo Federal, o evento reúne técnicos de Mato Grosso e mais de 100 representantes de 23 Estados brasileiros para debater pontos da política de socioeducação no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
Cuiabá já recebeu o evento nos anos de 2006 e em 2022. Nesta edição, o tema é: “Sistema Socioeducativo e Sistema de Segurança Pública: estratégias conjuntas para o enfrentamento das organizações criminosas no âmbito do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”.
A programação inclui palestras, discussões, exposições de relatos, produção documental e visitas técnicas.
A abertura do evento contou com uma apresentação de dança e interpretação de dez adolescentes em cumprimento de medida de socioeducação, além da exibição de um documentário em que elas compartilham suas saudades de casa e reflexões sobre o que as fazem sentir-se mulheres.
Para o delegado Valter Furtado, secretário adjunto de Inteligência e representante da Secretaria de Segurança pública (Sesp), o Fonacriad é um evento de grande importância para o sistema socioeducativo do pais, pois promove debates, palestras e discussões voltadas a políticas públicas nesta área.
“Gostaria de parabenizar todos os servidores do socioeducativo. Receber representantes de 23 Estados aqui é motivo de grande satisfação. Como representante do Núcleo de Inteligência do Estado, temos aqui o primeiro Curso Básico de Inteligência para o Socioeducativo de Mato Grosso. Reforço aos gestores que levam para seus estados a importância do trabalho socioeducativo. Precisamos fomentar o conhecimento para subsidiar políticas públicas que não visem apenas o combate, mas também a prevenção”, destacou o secretário adjunto.
A secretária adjunta de Justiça (Saju), Lenice Silva, destacou a importância da presença de um adolescente no dispositivo de autoridades durante o evento. “Esse adolescente está representando todos de Mato Grosso, e essa questão do protagonismo é muito importante para nós. Precisamos atuar de forma flexível e integrada, construindo pontes entre os órgãos e os estados para fortalecer nossas ações”, afirmou a gestora.
A conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Deila Nascimento, afirmou que o 3º Encontro é uma oportunidade para fortalecer o diálogo sobre a dignidade e os direitos das crianças e adolescentes.
“Representar o Conanda é essencial para manter um diálogo próximo, é um momento ímpar e oportuno. Sempre atendemos aos chamados do Fonacriad a fim de priorizar um espaço para diálogos sobre dignidade e direitos da criança e adolescente. Temos um papel central na defesa dos menores, especialmente num contexto de medida socioeducativa, acima de tudo com respeito, resoluções, implementações de projetos, entre outras ações”, disse.
Também participaram da abertura do evento o Corpo de Bombeiros, o 1° secretário do Fonacriad, Alex Sandro da Silva; juíza Leilamar Aparecida Rodrigues da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá; Lindacir Rocha Bernardon, representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA); Iberê Ferreira, superintendente de Administração Socioeducativa da Saju-MT; e Deila do Nascimento Martins Cavalcante, conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).