Santos se impõe em visita ao Avaí e mantém campanha perfeita na Série B com vitória por 2 a 0
O Santos tem todas as condições de atravessar a Série B do Campeonato Brasileiro sem problemas. Hoje, a equipe paulista visitou o Avaí em um ambiente desfavorável na Ressacada, mas não se intimidou e conquistou sua segunda vitória no campeonato, mantendo um desempenho perfeito graças aos gols do jovem lateral direito JP Chermont e do artilheiro Furch, que garantiram a vitória por 2 a 0.
Além de criar muitas jogadas na competição, a defesa está sólida e permitiu que João Paulo trabalhasse pouco. Mesmo jogando fora de casa e enfrentando uma grande torcida contra em Florianópolis, a equipe paulista não se abalou, impôs-se em campo e seu goleiro teve pouca participação, repetindo o desempenho da vitória por 2 a 0 sobre o Paysandu.
O Santos está entre os poucos times que têm aproveitamento de 100% na Série B e só voltará a jogar na segunda-feira, dia 6 de maio, quando receberá o Guarani na Vila Belmiro. Até lá, Fábio Carille terá tempo para preparar o meia Patrick, recém-contratado, para sua estreia, o que dará ainda mais força a um time já bastante sólido.
Nesta segunda rodada, a torcida do Avaí fez o possível para criar um ambiente hostil para o Santos e, ao mesmo tempo, incentivar o time catarinense em seu primeiro jogo em casa. Com pirotecnia na recepção, criaram uma grande fumaça no gramado, atrasando a entrada das equipes em campo, e vaiaram quando os visitantes pisaram na Ressacada.
Eles fizeram de tudo para que o Avaí se recuperasse da derrota na estreia. Por outro lado, o Santos, grande favorito ao título da Série B, entrou em campo com mudanças, com o estreante Gonzalo Escobar na lateral esquerda e Morelos ao lado de Guilherme no ataque. O artilheiro Julio Furch ficou no banco. O objetivo era conquistar outra vitória após o 2 a 0 sobre o Paysandu.
E o ambiente hostil não assustou os paulistas. Com menos de 10 minutos, Gil e Otero criaram boas chances, exigindo grandes defesas de Igor. Escobar e JP Chermont também chegaram perto do gol.
Do outro lado, João Paulo fez ótimas defesas em um chute de Pottker no início animado da partida, contra adversários rápidos e ousados. Pressionando na marcação, os catarinenses tiveram um momento de superioridade que não aproveitaram e causou uma leve preocupação para Fábio Carille.
A intensidade da primeira etapa deu lugar a um ritmo mais lento no início do segundo tempo. Com equilíbrio, as chances diminuíram e era possível ouvir os jogadores do Santos se orientando o tempo todo. O jovem lateral JP Chermont era quem mais recebia instruções. “Toque e se movimente, toque e corra”, eram os gritos ouvidos.
E o destino quis que fosse o lateral direito a marcar o primeiro gol. Foi o seu primeiro gol como profissional, substituindo o lesionado Aderlan. JP Chermont recebeu um passe de Pituca, driblou o marcador e chutou. A bola desviou no caminho e tirou o goleiro, levando à explosão da torcida santista que lotou o espaço destinado a ela e chegou atrasada ao jogo.
A partir daí, era só administrar. Mas ainda havia espaço para contra-ataques. Quando o Avaí, com muitas mudanças, ameaçava uma reação, veio o golpe final. Guilherme partiu para cima do marcador pela esquerda, passou por ele facilmente e cruzou para Furch aparecer livre na área e garantir a segunda vitória por 2 a 0 do Santos. Poderia ter sido mais, mas a falta de precisão nos momentos finais impediu. O jogo terminou com os gritos de “olé” e “Santos, Santos”.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 0 x 2 SANTOS
AVAÍ – Igor; Marcos Vinícius, Tiago (Roberto), Alan Costa e Mário Sérgio; Judson (Willian Maranhão), Pedro Castro, Giovanni (Pedrinho) e João Paulo (Jean Lucas); William Pottker (Garcez) e Gabriel Poveda. Técnico: Eduardo Barroca.
SANTOS – João Paulo; JP Chermont (Rodrigo Ferreira), Gil (Alex Nascimento), Joaquim e Gonzalo Escobar; João Schmidt, Diego Pituca, Giuliano (Tomás Rincón) e Otero (Weslley); Morelos (Furch) e Guilherme. Técnico: Fábio Carille.
GOLS – JP Chermont, aos 12, e Furch, aos 33 minu do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Mário Sérgio (Avaí) e JP Chermont (Santos).
ÁRBITRO – Lucas Paulo Torezin (PR).
RENDA – Não disponível.
PÚBLICO – 12.091 presentes.
LOCAL – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).