Seciteci participa de encontro nacional do Programa Mulheres Mil

Um grupo de quatro servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participou do primeiro Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil, que desenvolve ações de inclusão social e produtiva de mulheres em vulnerabilidade social. Iniciado na manhã de segunda-feira (28.7), em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o evento foi encerrado nesta quarta-feira (30) e serviu para troca de experiências verificadas no país.
O Encontro visou socializar experiências vivenciadas pelos profissionais dos Institutos Federais, Universidades e secretarias estaduais que desenvolvem projetos dentro do Mulheres Mil, com foco no atendimento de mulheres cisgênero, transgênero e travestis em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A programação contou com palestras, oficinas, rodas de conversa e relatos de experiências vivenciadas com a aplicação do programa em diferentes regiões do Brasil.
O grupo enviado pela Seciteci foi constituído pela equipe Técnica e Gestora do Mulheres Mil: Bruna Figueiredo (coordenadora do Programa) e Lairce Campos (supervisora do Programa), além da coordenadora de Educação Profissional da Seciteci, Girlayne Menezes, e o servidor Erivaldo Portela.
Segundo Bruna Figueiredo, já em sua primeira experiência a Seciteci apresentou resultados efetivos para o programa, como a caracterização dos territórios e a utilização de metodologias que criaram ambiente de sororidade entre as alunas e fortalecimento da identidade feminina. Houve também relatos de inserção produtiva e saída de ciclos de violência.
“O programa Mulheres Mil nasceu enquanto política pública para suprir lacunas de mulheres em exclusão educacional histórica das mulheres negras, indígenas e migrantes, acolhendo também trajetórias educacionais interrompidas por trabalho, maternidade ou violência”, explicou Bruna.
O evento possibilitou à equipe conhecer práticas de instrumentos utilizados na metodologia do programa, como o Mapa da Vida, e compreender as nuances do público e os desafios. Outra novidade foi que, a partir dos desafios enfrentados pelas redes na execução do programa, os grupos puderam indicar melhorias e demandas diretamente à equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).
O 1º Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil foi promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), em parceria com os Institutos Federais Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-