Secretaria de Educação dialoga com comunidade escolar e reforça preparativos para o Saeb 2025 em Poconé

A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, nesta segunda-feira (15.9), uma agenda de trabalho em Poconé (a 100 km de Cuiabá) com foco na escuta ativa de gestores, professores e estudantes, e na mobilização para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A programação inclui visitas a escolas, seminário e diálogos com a comunidade escolar.
O primeiro compromisso foi realizado às 7h30, no Distrito de Cangas, na Escola Estadual Dom Francisco de Aquino Correa, onde técnicos da Seduc e da Diretoria Metropolitana de Educação (DME) ouviram a gestão escolar, coordenação pedagógica e estudantes sobre os desafios do dia a dia escolar.
Ainda no período da manhã, a programação prossegue em Poconé com o Seminário Alfabetiza MT, voltado ao fortalecimento das práticas de alfabetização, e um bate-papo sobre o programa EducAção 10 Anos.
À tarde, as visitas se estenderão às escolas estaduais Maria Helena de Araújo Bastos, Antônio João Ribeiro, Bacharel Ribeiro de Arruda, Frei Carlos Valette e Professor Eucaris Nunes Cunha Moraes, permitindo que a equipe da Seduc conheça de perto as necessidades de infraestrutura, formação de professores e apoio pedagógico de cada unidade.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca que a escuta ativa é uma ferramenta estratégica para alinhar as políticas da rede às necessidades reais da comunidade escolar.
“Estar presente nas escolas, ouvir professores, coordenadores e estudantes de perto nos permite entender os desafios reais da educação e transformar essas demandas em políticas efetivas. A rede precisa sentir que faz parte desse processo e que suas necessidades são levadas em consideração”, disse o secretário.
De acordo com ele, o objetivo é levantar demandas, como a necessidade de reforço na formação continuada de professores, ampliação de materiais pedagógicos para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática e melhorias na infraestrutura de laboratórios e espaços de convivência.
Também serão apresentadas sugestões para aprimorar os mecanismos de acompanhamento das aprendizagens, especialmente no contexto das avaliações externas como o Saeb.
As escutas também evidenciam o papel ativo dos estudantes, que compartilham suas expectativas em relação ao futuro escolar e participação em projetos de protagonismo juvenil, como o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis e a 2ª Expo Estudantil – O futuro é agora, realizados em Cuiabá na última semana de agosto. Para o secretário, esse diálogo direto é fundamental.
“Quando o estudante é ouvido, ele se sente parte da solução e não apenas alvo de políticas públicas. Isso aumenta o engajamento e motiva a buscar melhores resultados”, completou.
Alan Porto ainda reforçou que essas ações têm impacto direto no desempenho do estado no Saeb 2025.
“O Saeb, mais do que uma prova, é uma oportunidade de avaliar onde estamos e onde queremos chegar. Cada encontro, cada escuta e cada ação formativa são passos para fortalecer a educação de Mato Grosso e alcançar resultados que reflitam o trabalho de toda a rede”.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-