Secretário de Cuiabá apresenta projeto inspirado em casas indígenas na Bienal Internacional de Arquitetura

A capital mato-grossense estará representada na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo pelo secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero. Ele foi convidado a participar do evento, que será aberto nesta quinta-feira (18), às 19h (horário de São Paulo), no Parque Ibirapuera, onde expõe o projeto de construções experimentais baseado no protótipo Módulo Tecnoíndia, inspirado nas tradicionais casas indígenas brasileiras. Esta é a segunda vez que ele participa da Bienal de São Paulo.
Trata-se de uma estrutura com 4 metros de altura e 6 metros de largura no formato de uma casa indígena, que pode ser perfeitamente adaptada para residências urbanas, sendo indicada para “um mundo quente”. O protótipo poderá ser visitado até o dia 19 de outubro, no Pavilhão da Oca, no Ibirapuera.
O trabalho foi desenvolvido por Portocarrero enquanto professor na UFMT, envolvendo pesquisas para o mestrado e posteriormente ampliado no doutorado.
Oportunidade
Portocarrero destacou a importância de participar do evento e de oportunizar ao público o conhecimento de projetos sustentáveis como a proposta do Módulo Tecnoíndia.
“A casa indígena é muito mais do que uma simples cabana de palha e madeira. Ela funciona não apenas como habitação, mas como espaço multifuncional. Ao mesmo tempo, como igreja, espaço de alimentação, de convivência, de celebração mística e de educação. Seu desenho é inteligente e adaptado ao clima quente da região, permitindo que a casa respire. Diferente do modelo ocidental, não possui paredes verticais separadas do telhado; parede e cobertura constituem uma única estrutura. Assim, trata-se de uma habitação adequada à geografia local, concebida para o bem-estar coletivo e para a integração social e espiritual da comunidade”, explicou.
Ele também ressaltou que esse conhecimento, antes pouco valorizado, passou a circular mais amplamente graças a pesquisas, publicações, premiações e até projetos arquitetônicos, como o do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá.
O projeto estrutural foi desenvolvido pelo professor e engenheiro Alberto Dalmaso e contou com a participação de alunos de arquitetura.
O Sesc Pantanal e o Cipem (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso) são apoiadores do evento, juntamente com o CREA-MT.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-