Seminário estadual discute caminhos para superar a insegurança alimentar em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promove, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso (Consea-MT), o 1º Seminário Estadual “Caminhos e Desafios para Superação da Insegurança Alimentar e Nutricional dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Matrizes Africanas”. O evento iniciou nesta quarta-feira (25.6) e segue até nesta quinta-feira (26), no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Sinttcontas-MT).
De acordo com o secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis) da Setasc, Emerson Toledo, o encontro aprimorará o debate sobre pautas de trabalho que são executadas dentro da secretaria.
Secretário Emerson Toledo – Foto Por: João Reis
“Este encontro ressalta necessidades emergenciais que são tratadas nas políticas públicas dentro da Setasc, com o objetivo de superar essas problemáticas. A ideia principal deste seminário, é unir os povos para fundamentar necessidades individuais para trabalhá-las dentro do coletivo de atendimento para toda população, tornando assim, um estado muito mais produtivo com políticas públicas ainda mais aplicadas”, destacou o secretário.
Em afinidade com o tema, a Setasc conta com o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso (Plesan), válido para o quadriênio 2023/2027. O objetivo do plano é garantir a segurança alimentar e nutricional da população mato-grossense.
Os debates e experiências trocadas ao longo do evento, segundo a coordenadora geral da Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e a Fome do Ministério do Desenvolvimento, Tatiana Fávaro, têm por finalidade serem transformados em aperfeiçoamento ou construção de trabalhos de combate à insegurança alimentar.
Tatiana Fávaro – Foto Por: João Reis
“O encontro também busca levar o conhecimento para os municípios, a importância de um plano municipal ou estadual de segurança alimentar e nutricional. Buscamos levar conhecimento suficiente, para cada líder municipal, quilombola e indígena, para que estes levem as ideias e trabalhem na implementação de políticas públicas referentes à segurança alimentar em seus municípios”, disse Tatiana.
O evento, que tem como foco principal conversas sobre políticas públicas existentes e a serem aperfeiçoadas, bem como discussão por meio de palestras temáticas sobre segurança alimentar, além de troca de experiências referentes à temática.
Para a presidente do Consea, Eurípia de Faria Silva, o aproveitamento das discussões ajuda a expandir o conhecimento sobre políticas referentes à segurança alimentar para todo o estado.
Eurípia de Faria Silva – Foto Por: João Reis
“Este evento é fundamental para debatermos sobre questões relacionadas à segurança alimentar, que vão chegar a toda a população. Com a participação de representantes da sociedade civil, líderes indígenas, quilombolas, e membros governamentais, o objetivo deste encontro é divulgar e incentivar os municípios de Mato Grosso a construírem os seus conselhos municipais e solicitarem adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, concluiu.
O evento sediado no SinttContas, segue até esta quinta-feira (26) com palestras, mesas temáticas, discussões e relatos de experiências.
PLESAN
Em 2023, o Governo de Mato Grosso publicou o decreto Nº 322, referente ao Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Mato Grosso (PLESAN) para o quadriênio 2023/2027.
Com o objetivo promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população mato-grossense, o plano é executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Para a execução do PLESAN foram definidos seis eixos:
1 – Saúde: Nutrição e Alimentação adequada;
2 – Acesso a Água de Qualidade;
3 – Desenvolvimento de Políticas Públicas da Agricultura Familiar;
4 – Proteção Social e Desenvolvimento Socioprodutivo;
5 – Gestão Compartilhada divididos em subgrupos: a) Planejamento Intersetorial e Integração de Políticas Públicas. b) Controle, Monitoramento e Avaliação;
6 – Fontes de Financiamento.
Neste sentido, a elaboração do PLESAN reforça o compromisso do Governo do Estado com a adesão ao Pacto Nacional pela Segurança Alimentar e Nutricional e ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), bem como ao direito social à alimentação adequada, previsto no artigo 5° da Carta Magna.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-