Setembro Amarelo: Judiciário de Rondonópolis incentiva valorização da vida com diversas atividades

Setembro Amarelo: Judiciário de Rondonópolis incentiva valorização da vida com diversas atividades
Pelo terceiro ano consecutivo, a Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis, em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e a 1ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), realiza a Campanha “Opção pela Vida”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Entre os dias 08 e 14 de setembro, uma série de atividades será promovida, desde caminhada, pedalada e palestras até visitas aos Centros de Convivência do município.
A iniciativa, que tem o objetivo de fortalecer a valorização da vida, terá ações direcionadas à comunidade em geral, como alunos e professores do ensino médio de escolas estaduais, professores da Área de Educação Especial (AEE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), idosos, líderes de associações de bairros e adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei atendidos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).
“Vimos ao longo do tempo que o melhor é ir ao encontro da população. Nesta terceira edição, levaremos palestrantes voluntários e capacitados aos bairros, escolas e Centros de Convivência para falar sobre saúde mental, convivência e respeito à vida”, explica a juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis.
A programação terá início na segunda-feira (08 de setembro), às 7h, com a “Caminhada Opção pela Vida”, que promoverá a união da comunidade e de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em torno dessa causa, com concentração no Cais do Rio Vermelho.
No mesmo dia, será realizada a solenidade de abertura oficial da Campanha, às 19h, no Plenário do Júri do Fórum de Rondonópolis. O evento, que contará com a presença de autoridades e parceiros, promoverá uma palestra sobre o tema “Saúde Mental: Assunto ou Questão?”, com a psicóloga Raquel Peron.
Durante a semana, serão realizadas palestras em oito locais do município sobre diferentes tópicos, como: “Impacto da Tecnologia na Infância e na Adolescência”; “Adolescente e Crimes Cibernéticos”; “A Inteligência e o Cuidado com as Tomadas de Decisões: Tratando Agora para o Futuro”; “Saúde Mental: Estratégias de Autocuidado”; “Resiliência Juvenil” e “Cada dia conta: sentido, afeto e esperança em todas as idades.”
“Essa é uma temática de extrema relevância, muito atual, e o Poder Judiciário quer contribuir e se aproximar da sociedade, buscando colocar em pauta a vida no mês de setembro e a melhor forma de convivência com diálogo, afeto e empatia”, argumenta a juíza.
O encerramento está previsto para domingo (14 de setembro), às 8h, com a “Pedalada pela Vida”, que simboliza o compromisso contínuo de todos com a valorização da vida e a inclusão social. Tanto a largada quanto a chegada ocorrerão no Cais do Rio Vermelho.
Ressocialização – Ainda neste mesmo período, entre 08 e 14 de setembro, a Vara da Infância e Juventude realizará a Semana de Ressocialização dos Adolescentes em Conflito com a Lei. Idealizada como parte da campanha, o objetivo é sensibilizar a comunidade para desmistificar a figura do adolescente em conflito com a lei, de modo a acolhê-los por meio do desenvolvimento de políticas inclusivas. A sociedade pode desempenhar um importante papel na construção de um futuro mais justo e acolhedor para esses jovens.
Ao todo, serão promovidos cinco encontros: caminhada com a camiseta da Campanha e visitas ao Lar Cristão, Sessão do Tribunal do Júri, Câmara Municipal de Rondonópolis e ao Centro Integrado de Bem-estar Animal de Rondonópolis (Cibear).
“Para que essa ressocialização seja efetiva, é necessário o envolvimento ativo de toda a sociedade. Buscamos mais respeito à vida, inclusive dos adolescentes em conflito com a lei que, até ontem, eram crianças e, por falta de oportunidade, respeito, educação, saúde, família e apoio social, hoje são adolescentes rotulados como incapazes de viver em comunidade”, pontua a magistrada Maria das Graças.
Setembro Amarelo – Iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), em colaboração com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, a campanha “Setembro Amarelo” visa quebrar o silêncio e o tabu em torno de temas como a saúde mental e a prevenção ao suicídio.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (08/09)
7h – Caminhada: Opção pela Vida
Local: Saído do Cais do Rio Vermelho e chegada na Praça dos Carreiros
19h – Solenidade de Abertura
Local: Plenário do Júri – Fórum da Comarca de Rondonópolis
Palestra: “Saúde Mental: Assunto ou Questão?”
Palestrante: Raquel Peron
Terça-feira (09/09)
8h e 13h
Local: Escola Estadual Major Otávio Pitaluga
Palestra: “Impacto da Tecnologia na Infância e na Adolescência”
Palestrante: Lauriene de Lima Santos (Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Terapia Ocupacional)
Palestra: “Adolescente e Crimes Cibernéticos”
Palestrante: Guilherme Fachinelli (Delegado Titular da Delegacia Esp. em Crimes Digitais de Cuiabá)
9h – Visita ao Lar Cristão (Semana da Ressocialização dos Adolescentes em Conflito com a Lei)
14h – Palestra: Opção pela Vida: Valorize as Conexões Reais ao Seu Lado
Palestrante: Gleiciele de Oliveira Silva (Psicóloga – Anhanguera)
Local: Centro de Convivência Alfredo de Castro
Quarta-feira (10/09)
7h e 9h – Palestra: “Impacto da Tecnologia na Infância e na Adolescência”
Palestrante: Lauriene de Lima Santos (Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Terapia Ocupacional)
Palestra: “Adolescente e Crimes Cibernéticos”
Palestrante: Guilherme Fachinelli (Delegado Titular da Delegacia Esp. em Crimes Digitais de Cuiabá)
14 – Encontro com a comunidade
Local: Cáritas Diocesana
Palestra: “A vida pede pausa, não ponto final”
Palestrante: Geis Tatiane Ferreira da Silva (Psicóloga com esp. Em Análise do Comportamento)
Quinta-feira (11/09)
8h – Local: UNEMAT
Palestra: “A Inteligência e o Cuidado com as Tomadas de Decisões Tratando Agora Para o futuro”
Palestrante: Marcio Martins (Psicólogo esp. Em Neuro e Superdotação)
14h – Encontro com a comunidade – (Semana da Ressocialização dos Adolescentes em Conflito com a Lei)
Visita na Câmara Municipal
14h – Palestra: “Saúde mental: Estratégias de Autocuidado”
Palestrante: Vanderléa Dias Pereira Soares (Psicóloga: Especialista em psicanálise, Psicologia Social e Gestão Pública).
Local: Sede da União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros (Uramb)
Sexta-feira (12/09)
8h – Visita ao Centro Integrado de Bem-estar Animal de Rondonópolis (CIBEAR) – (Semana da Ressocialização dos Adolescentes em Conflito com a Lei)
14h – Centro de Atendimento Socioeducativo (Case)
Palestra: “Resiliência Juvenil”
Palestrante: Padre José Silva Moreira
14h – Palestra: “Cada dia conta: sentido, afeto e esperança em todas as idades”
Palestrantes: Beatriz Gomes da Fonseca e Érica Cavalcante (Psicólogas)
Local: Centro de Convivência Padre Lothar
Domingo (14/09)
Pedalada
Saída e Chegada: Cais do Rio Vermelho

mananotiniasmt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *