STF dá 10 dias para SP explicar modelo de escolas cívico-militares

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (7) um prazo de 10 dias para que o governo de São Paulo se manifeste sobre a criação do modelo de escolas cívico-militares no estado.
A decisão do ministro foi tomada na ação na qual a bancada de oposição ao governador Tarcísio de Freitas questiona a constitucionalidade dessa medida.
A implantação das escolas cívico-militares foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) há duas semanas e sancionada pelo governador.
Após receber as manifestações do governo estadual, da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também deverão se posicionar sobre a questão, o ministro Gilmar Mendes deverá proferir sua decisão no caso.
Na ação, o PSOL argumenta que a intenção do projeto é substituir o sistema público de educação, e não a coexistência dos dois modelos, como alega o governo paulista.
“O objetivo é a substituição gradual de profissionais da educação, os quais devem passar por concurso público e ter suas qualificações acadêmicas analisadas para ocuparem tais cargos, por militares, a serem escolhidos de forma discricionária, em última instância, por ato da Secretaria da Segurança Pública”, afirma o partido na ação.
Por outro lado, para o governo estadual, o modelo de escolas cívico-militares visa elevar a qualidade de ensino, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online