Em um gesto simbólico de amor, cuidado e preservação, o Poder Judiciário de Mato Grosso promoveu, na manhã deste sábado (10 de maio), uma ação especial do Programa Verde Novo em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT). O evento, realizado no Parque Tia Nair, em Cuiabá, celebrou o Dia das Mães com a distribuição de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas, entre elas ipês roxo, amarelo e de jardim, amoreiras, pitangueiras e cajueiros, além de atividades voltadas ao bem-estar das mães e suas famílias.
Sob a sombra das árvores existentes no parque, o local ganhou ainda mais vida com a presença de mães que, junto aos filhos, reforçaram o elo entre gerações e a responsabilidade coletiva com o meio ambiente. Além do gesto de amor ao planeta, a ação contou com distribuição de brindes pelo Crea-MT, como leques e agendas, um café da manhã e sessões de fotos entre mães e filhos em meio às árvores.
O Programa Verde Novo, criado em 2017 por iniciativa do desembargador Rodrigo Curvo, visa dar efetividade ao que estabelece a Constituição Federal em relação ao meio ambiente, de que a preservação é um dever compartilhado entre o Poder Público e a sociedade, incluindo cidadãos e instituições. O magistrado, inclusive, compareceu à iniciativa.
Para a engenheira florestal do Programa Verde Novo, Rosiane Carnaíba, essa edição traz um elo com a maternidade. “Já realizamos outras parcerias com o Crea-MT e com a Mútua-MT, mas hoje foi uma ação especial, pensada para homenagear as mães e reforçar o vínculo com a sustentabilidade. As mulheres, em geral, gostam de cuidar de plantas, de cultivar o verde, então distribuir mudas de árvores frutíferas e nativas nessa data tem tudo a ver com o perfil do público presente. Foi uma manhã leve, cheia de carinho, onde vimos famílias inteiras se envolvendo com o meio ambiente”, destacou.
Ela também lembrou que o Parque Tia Nair e o entorno já receberam diversas ações do Verde Novo. “Aqui mesmo, em parceria com a Rota do Oeste, já plantamos cerca de 600 mudas. Também fizemos plantios nas avenidas próximas. É uma região que tem sido contemplada com frequência, justamente por ser um espaço público muito utilizado pela comunidade e ideal para ações de conscientização ambiental”, complementou.

A diretora da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo, acompanhou de perto toda programação e destacou a importância da parceria com o Poder Judiciário e com o Programa Verde Novo. “Hoje reunimos mães, filhos, engenheiros e parceiros para celebrar o Dia das Mães de um jeito diferente, ao ar livre, com distribuição de mudas, brindes, sessão de fotos e um café da manhã saudável. Foi uma manhã muito especial, que une afeto e conscientização ambiental. O sistema Confea/Crea, por meio da Mútua, sempre esteve ao lado do Verde Novo porque entendemos que o cuidado com o meio ambiente também é responsabilidade dos profissionais da engenharia”.
A engenheira civil ainda exaltou o retorno positivo das ações realizadas anteriormente. “Já fizemos distribuições de mudas com o Verde Novo em outras edições e os engenheiros sempre mandam fotos mostrando as árvores crescendo em suas casas e chácaras. Ver isso é gratificante porque mostra que essa parceria dá frutos, literalmente”.
A engenheira agrônoma Lys Barco, que é coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do Crea-MT, também elogiou o legado dessa parceria com o Judiciário. “É muito gratificante ver essa união no Dia das Mães porque o plantio de uma árvore carrega uma simbologia forte de vida, acolhimento e cuidado, que tem tudo a ver com a maternidade”.
Nesse sentido, a coordenadora do Crea-MT Mulher, Luana Cristina de Paula Lima, reforçou a importância da representatividade feminina nas ações ambientais. “Vejo como muito importante essa aproximação com o Judiciário por meio do projeto Verde Novo. É uma forma de unir esforços em uma causa comum e aproximar ainda mais as mulheres do sistema”.
Uma manhã em família – Além das autoridades, o protagonismo do dia foi das famílias presentes. A jovem mãe Júlia Borges aproveitou a véspera do Dia das Mães para comemorar o segundo mês de vida da filha, Olívia, com um passeio especial em família no Parque Tia Nair. Viu na ação uma oportunidade de estender a celebração das datas. “Foi uma surpresa muito boa. Somos apaixonados por plantas e já temos até um pé de jabuticaba. Agora vamos cultivar amora e ipê-roxo. Espero que a Olívia goste de amoras tanto quanto eu”, revelou.
Já Matheus Ramos, pai da pequena Olívia e profissional da área de sustentabilidade, ressaltou a importância de ações como essa. “Em casa, valorizamos muito a questão da preservação do meio ambiente. Aprendi com meu pai e quero dar esse exemplo à nossa filha desde cedo”.
“Mãe de plantas” – A advogada Nathaly Melo acompanhou a ação no Parque Tia Nair e evidenciou o quanto a proposta se conecta com o cotidiano das pessoas. “Cresci no interior do Estado, em Mirassol d’Oeste, cercada por plantas, hortas e árvores frutíferas cultivadas pelos meus avós. Essa relação com o meio ambiente vem da infância e, hoje, vejo como iniciativas como essa facilitam o acesso das pessoas às mudas, incentivando o cultivo mesmo em ambientes urbanos e pequenos, como sacadas de apartamentos”. Nathaly já cultiva hortaliças em casa, como salsa e manjericão.
Para ela, o simbolismo da data aliou-se ao propósito da ação. “Mesmo não sendo mãe, me chamam de mãe de planta. Hoje levei uma muda de amora, que dá para cultivar em vaso, e duas de ipê de jardim para presentear meus pais”, acrescentou.
Frequentadora assídua do parque, a professora Juciley Benedita da Silva, moradora do Jardim Renascer, também aproveitou a iniciativa para somar mudas ao seu pomar. “Sou bióloga de formação e tenho uma relação profunda com o meio ambiente desde a infância. Quando vejo ações assim, que associam o amor das mães ao cuidado com a natureza, sinto que estamos no caminho certo. A natureza é a grande mãe, e ela agradece quando é cuidada”.
Zap Mudas – O Programa Verde Novo, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, busca resgatar o título de Cuiabá como “Cidade Verde”, promovendo ações de arborização urbana com impactos positivos no clima, qualidade do ar e saúde da população. A população de Cuiabá e Várzea Grande pode solicitar mudas gratuitamente pelo Zap Mudas, no telefone (65) 3648-6879 ou se inscrever como voluntário pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br .