Está suspensa, temporariamente, as visitas na Unidade de Conservação Monumento Natural Estadual Morro de Santo Antônio, desde a última sexta-feira, dia 09 de maio, após determinação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). A portaria foi emitida pela secretária da pasta, Mauren Lazzaretti.
Segundo a secretaria, a visitação foi suspensa por conta da execução das obras e serviços de ordenamento do uso e infraestrutura das trilhas. Com isso, as visitas ficam suspensas pelo prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado.
A obra está envolta de polêmicas. O Tribunal De Justiça de Mato Grosso chegou a indeferir dois recursos da promotora Ana Luiza Peterlini, que integra o Ministério Público Estadual, que tentava barrar as obras realizadas no local pelo governo do estado. A intenção era afastar a SEMA da administração da unidade de conservação.
Diante do fato, o desembargador Deosdete Cruz Junior, decidiu que afastar a SEMA das obras “seria temerária e desproporcional, incompatível com os postulados constitucionais da separação dos poderes, da autonomia administrativa e da repartição federativa de competências”, disse em trecho do documento.
O magistrado continua.
“Não se vislumbra de forma clara e irrefutável, omissão dolosa por parte do ente estadual tampouco situação de risco atual, concreto e irreversível que legitime a intervenção judicial pleiteada, mormente em fase processual ainda incipiente, em que não se formou o contraditório, nem se permitiu a adequada instrução probatória”, explicou o magistrado se referindo ao fato de que a Sema realizou medidas corretivas depois de identificar falhas na construção.
A outra decisão foi do presidente do TJ, o desembargador José Zuquim Nogueira, que também negou o pedido feito pela promotora sob a alegação de que o pedido dela é “manifestamente incabível”.
Em abril deste ano, o juiz Antônio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente da capital, já havia negado o pedido de liminar da promotora para a suspensão das obras.
Fonte:opinião
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-