Você sabe quando e como acionar os Bombeiros Militares? Veja o que fazer em caso de emergência

Em situações de emergência, cada segundo conta e uma reação rápida pode salvar vidas. Por isso, é fundamental que a população saiba como solicitar ajuda da forma correta. Para garantir um atendimento ágil e eficiente, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) orienta sobre os procedimentos adequados para acionar a corporação e colaborar com o trabalho das equipes de socorro.
Somente neste ano, os centros integrados de operações de segurança pública receberam, em média, 213 ligações por dia solicitando o atendimento do Corpo de Bombeiros Militar em todo o Estado. A ligação para o número de emergência 193 é gratuita e funciona 24 horas por dia, no entanto, é importante que o cidadão saiba quando usar esse serviço e quais informações devem ser repassadas no momento do chamado.
Em quais situações devo chamar os Bombeiros?
As equipes do CBMMT atuam diariamente em diversas ocorrências que envolvem riscos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. É fundamental que a população saiba em quais situações o acionamento da corporação é necessário. Veja a seguir as situações em que os bombeiros militares devem ser acionados:
- Acidentes de trânsito com vítima (s);
- Afogamentos;
- Árvores que ofereçam risco de queda;
- Resgate de animais em situação de risco;
- Choque elétrico;
- Desabamento e desmoronamento;
- Hemorragias;
- Incêndios;
- Ferimentos por arma branca ou arma de fogo;
- Inundações;
- Paradas cardíacas e respiratórias;
- Pessoas em situação de risco iminente;
- Resgate de pessoas em locais profundos ou elevados;
- Quedas;
- Queimaduras;
- Tentativas de suicídio;
- Trabalho de parto;
- Acidentes com produtos perigosos.
É importante ressaltar que os trotes atrapalham na ação dos bombeiros militares, sobrecarregam o sistema e colocam vidas em risco. Além disso, acionar sem necessidade os serviços de emergência pode configurar crime de falsa comunicação, conforme previsto no Código Penal.
O que informar durante a ligação?
Os maiores desafios enfrentados nos atendimentos de emergência envolvem o fator tempo, as condições de cada ocorrência e a imprevisibilidade de cada cenário. Muitas vezes, a equipe se depara com situações mais graves ou diferentes do que foi relatado, o que exige ainda mais preparo técnico e emocional.
Por isso, ao acionar o Corpo de Bombeiros através do número de emergência 193, é fundamental manter a calma e fornecer as informações a seguir de forma clara e direta:
- Endereço completo da ocorrência, incluindo ponto de referência;
- Tipo de emergência;
- Se houver, o número de vítimas;
- Condições do local (há risco de explosão, incêndio ativo, fiação exposta?);
- Nome e, se possível, telefone para contato.
Esses dados são essenciais para que a equipe a possa dimensionar corretamente a resposta e enviar a viatura mais próxima, equipada com os recursos adequados. As viaturas são preparadas para diferentes tipos de ocorrência, e os bombeiros militares seguem protocolos técnicos de atuação. O tempo de resposta pode variar conforme o trânsito, distância e complexidade da situação.
Em momentos de pânico, a comunicação pode se tornar difícil, o que pode atrasar o socorro. Por isso, é importante respirar fundo, manter a calma e seguir as orientações do atendente.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online