Foragido da Justiça por homicídio é preso após ser flagrado por câmera do Vigia Mais MT

Foragido da Justiça por homicídio é preso após ser flagrado por câmera do Vigia Mais MT

Um homem de 61 anos foi detido nesta terça-feira (19 de novembro) em um condomínio de Cuiabá, após ser identificado por uma câmera de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT. O indivíduo era procurado por homicídio qualificado e havia sido condenado a 17 anos de prisão.

A câmera, instalada em frente ao condomínio e voltada para a via pública, reconheceu o foragido quando ele entrou no local como prestador de serviços. Ele é um ex-sargento da Polícia Militar, que foi expulso da corporação após cometer o homicídio.

A Polícia Interestadual (Polinter) foi acionada após o sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) identificar o suspeito com um mandado em aberto e realizar a prisão.

Esta foi a segunda prisão efetuada com a tecnologia de reconhecimento facial do Vigia Mais MT em menos de uma semana. No último sábado (16 de novembro), um homem com ordem de prisão por dívida de pensão alimentícia foi identificado durante um festival de música em Chapada dos Guimarães, a 70 km de Cuiabá.

Entre março e novembro deste ano, 25 foragidos da Justiça foram presos utilizando essa tecnologia.

O superintendente do Ciosp e coordenador do programa Vigia Mais MT, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, ressalta a eficácia da identificação facial como uma ferramenta que auxilia as forças de segurança.

“Os testes de reconhecimento facial começaram em março, e desde então, o sistema já mostrou resultados positivos com as prisões realizadas, aumentando a eficiência das forças de segurança e, consequentemente, a segurança da população de Mato Grosso”, afirma.

A tecnologia foi implementada em uma colaboração entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil e a empresa FacePass.

mananotiniasmt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco