A Proclamação da República e a Luta por Direitos e Inclusão
Estamos comprometidos com o futuro de Mato Grosso. O dia 15 de novembro é, para todos nós, uma data significativa, não apenas por sua importância histórica, mas também pelo simbolismo de renovação e transformação que representa. Há 135 anos, o Brasil deixou a monarquia e adotou o regime republicano, mudando o curso de nossa nação.
Essa mudança buscou um novo modelo de governança, um sistema que, ao longo dos anos, tem sido marcado pela luta pela democracia, pelos direitos humanos e pelo fortalecimento das instituições sociais.
Como primeira-dama de Mato Grosso, sinto uma conexão profunda com essa data, não só pela sua carga histórica, mas também porque, como mulher, reconheço a importância de continuarmos promovendo iniciativas que garantam direitos e oportunidades para todos, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
A Proclamação da República não apenas alterou a política do Brasil, mas também nos inspirou a imaginar um país mais justo, igualitário e inclusivo.
Em Mato Grosso, tenho a honra de, junto com o governador Mauro Mendes, trabalhar em projetos que visam elevar nosso estado a novos patamares, com foco em justiça social e inclusão. A defesa dos direitos das mulheres, indígenas, crianças e idosos é uma prioridade constante em nossas ações.
Por meio do programa SER Família, estamos ajudando as pessoas a superar desafios, cultivar esperança e garantir respeito. Através de ações de apoio e políticas públicas, buscamos assegurar que todos esses grupos sejam respeitados, ouvidos e tratados com a dignidade que merecem.
Virginia Mendes é economista, primeira-dama do Estado e voluntária nas iniciativas do Governo.